Vinhos do Brasil: a melhor safra de todos os tempos




Por: Sérgio Queiroz

Sócio-diretor do Grupo BACO - www.bacomultimidia.com.br e colunista da Let's Go Bahia


Nossos vinhos que, por muito tempo, sofreram certo preconceito, talvez até porque não tinham mesmo a qualidade atual ou o devido trabalho de posicionamento, hoje nos enchem de orgulho pelas inúmeras conquistas e pelo reconhecimento, em especial na mídia internacional, além da presença e predileção nas taças dos brasileiros.


Se o espumante nacional já é unanimidade há tempos, colocado com destaque em muitas oportunidades como o melhor do Hemisfério Sul, ganhando posições de ponta em provas às cegas e conquistando inúmeras medalhas mundo afora, outras castas também despontam com força e qualidade. Há alguns anos, eu teria certa dificuldade em fazer uma carta com tintos nacionais de qualidade. No entanto, atualmente, já seria uma tarefa difícil decidir diante de tantas boas opções.


Quando falamos em bom momento, isso vai muito além da taça. O enoturismo passou a ser uma realidade para os produtores e um ótimo programa para o turismo. O suco de uva 100% aumenta ano a ano a sua produção e as suas vendas, conseguindo que o consumidor entenda as suas qualidades e os seus benefícios à saúde.


A grande safra de 2018 chega às prateleiras e taças


Para coroar este bom momento, tivemos, em 2018, a melhor safra das últimas décadas, talvez a melhor de todas quando a contextualizamos no cenário atual: mais tecnologia e conhecimento nas vinícolas, maior acesso ao consumidor final, mais espaço na mídia em geral, exportações em franco crescimento.


Na vindima passada (início de 2018), o clima favoreceu como há tempo não se via. A maturação das uvas foi sem chuvas, tivemos um inverno tranquilo, seco, sem riscos para as plantas.


O verão foi mais frio com as máximas mais baixas e noites mais frescas, com boa amplitude térmica, o que traz condições especiais de cor nas tintas – que amadureceram ao seu tempo, e nas brancas, especialmente aromáticas, com acidez mais equilibrada –, estas colhidas um pouco antes do que o normal.


Os produtores e enólogos tiveram ao seu dispor frutos de ótima graduação de açúcar, maturação plena e espetacular sanidade e cor, que são características ideais para a elaboração de vinhos de primeira linha e com altíssima qualidade.


Outras safras de referência do vinho brasileiro: 2012, 2005, 1995 e 1991


Estamos agora no meio da safra 2019, que vai de janeiro a março. Ficamos na torcida por uma qualidade equiparável, ao mesmo tempo em que desfrutamos o presente, que já encontramos nas lojas e nos supermercados.


Termino, então, com uma dica: ao se deparar com um rótulo “brasuca” de 2018, tenha a certeza que estará diante de algo especial, uma safra de referência, especialmente para os vinhos tintos de guarda.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png