Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png

Tudo Blue!

Por Andréa Castro


Nada melhor do que começar um novo ano com tudo azul. Classic Blue é a cor lançada pela Pantone para 2020. Entenda como essa e outras tonalidades do azul podem trazer boas vibrações e fazer toda a diferença nos ambientes.


Tranquilidade, solidez, segurança, espiritualidade... Estas são apenas algumas das sensações associadas à cor azul nos ambientes. Contudo, confesso que a motivação ao escolher para a minha sala de estar, recentemente, a cor do céu e do mar foi puramente estética. Afinal, o azul é lindo! E logo descobri que a cor indicada pela Pantone para 2020 foi a Classic Blue. Seja por coincidência, instinto ou tendência, o fato é que o azul compõe bem qualquer cômodo e qualquer estilo. Pode proporcionar o equilíbrio perfeito no espaço e na alma.


Segundo a empresa americana que lança tendências em cores, seja na decoração, design ou moda, a Pantone, a tonalidade Classic Blue faz alusão ao céu do entardecer e à comunicação, introspecção e clareza. Mas o azul é extremamente versátil! A depender da tonalidade usada, pode remeter a sentimentos diversos.


A arquiteta Adriane Lins recentemente fez um loft para um homem solteiro abusando do azul, sobretudo em tons mais intensos. “Queria fazer algo alegre e descolado. E o Salão Internacional do Móvel de Milão, em 2019, já estava com muitos tons de azul começando a aparecer, o que ajudou a me inspirar”, revela.


Adriane tem visitado diversas mostras internacionais e reforça a presença forte do azul. Em Miami, a profissional se deparou com uma explosão de cores e o azul teve o seu lugar de triunfo. “Acredito que a tendência começa pela arte. E vai para a arquitetura e a moda”, declara. Adriane cita o bairro Wynwood Art District, em Miami, com imensos painéis com arte em grafite, repletos de cores vibrantes. As mostras ART Basel Miami Beach, Design Miami e Casa Cor Miami também foram visitadas pela profissional. “A ART Basel está bombando! Não perco mais essa exposição por nada”, garante a arquiteta.


Do clássico ao moderno


A marca baiana Tidelli, líder no mercado de móveis outdoor no Brasil, traz uma gama de itens em diversas tonalidades de azul. O diretor da empresa, Lon Menezes, lembra que o azul é um clássico que nunca sai de moda. “O azul está sempre em alta, mas agora a cor veio com tudo! Antes, tínhamos poucas variações do azul, mas hoje em dia existem várias opções disponíveis”, ressalta o empresário. Lon destaca ainda que um dos azuis mais procurados é o navy, inspirado no ambiente naval.


A arquiteta Adriana Sales aponta a versatilidade do uso do azul nos diferentes ambientes. “Pode ser usado em varanda, quarto, sala, escritório... É uma cor neutra que se relaciona muito bem com outras cores. Fora que é uma cor que não enjoa e é atemporal”. Para quem gosta de mudar com maior frequência as cores dos ambientes, uma boa dica também é investir em elementos no décor que possam ser mudados facilmente. Adriana projetou uma varanda gourmet, exibida na Mostra Lider em Salvador, em 2019, tendo o azul em diversos pontos de destaque, mas não em pontos permanentes. “Usamos muito azul em peças como quadros, almofadas, itens de decoração de um modo geral, e misturamos com cinza, amarelo, tons terrosos e fendi”, descreve.


Seja lá qual for a tendência do momento, vale lembrar que o importante é que cada um tenha em volta cores que proporcionem as melhores sensações, que traduzam a sua personalidade e estado de espírito. As cores podem trazer diferentes associações em momentos distintos da vida. Por isso, mergulhar fundo no que está dentro de nós é o primeiro passo para vivermos felizes. Desejo a todos uma cor perfeita para trazer good vibes ao ano de 2020!