Segurança no treino: como evitar lesões e acidentes na academia


O cantor e influenciador Leo Stronda precisou passar por uma cirurgia na semana passada após se lesionar em um treino na academia. O artista contou que fazia um exercício conhecido como supino inclinado, quando acabou rompendo o tendão do ombro esquerdo. Stronda agora terá que permanecer seis meses longe dos pesos e exercícios da academia para total recuperação.


Lesões provenientes de treinos na academia não são tão raras, principalmente em pessoas que estão tendo o primeiro contato com as atividades. A falta de supervisão e a vontade exagerada são os principais causadores de problemas para quem está começando a prática de exercícios físicos. E para evitar problemas como esse, nós separamos algumas dicas de ouro!


Fazer um bom aquecimento: preparar os músculos, articulações e ate o coração e o cérebro são importantes para quem vai começar a esforçar o corpo. No caso da musculação, é possível simplesmente fazer uma série de exercícios para o músculo que vai trabalhar com uma carga mais leve. Em esportes, como futebol, basquete ou corrida, um trote leve e alongamentos são suficientes.


O limite do seu corpo: respeitar a si mesmo antes de tudo é primordial para um treino sadio e que traga bons resultados. Geralmente, treinar com até 80% da sua carga máxima já garante bons resultados. Com isso, não há a necessidade de levantar um peso maior do que o que é suportável. Ao perceber que o peso em uma série está muito elevado, o indicado é diminui-lo um pouco na próxima série para não forçar demais músculos e articulações.


Descanso antes de tudo: ele é uma parte essencial para a evolução física, pois é neste momento que ocorre o aumento de força e massa muscular. Ao levantar altas cargas de peso, as fibras musculares sofrem pequenas lesões e necessitam de 48 a 72 horas para a total recuperação. Caso esse tempo não seja respeitado, poderá ocorrer uma grave lesão. É por esse motivo que jamais se deve malhar um mesmo grupo muscular em dias seguidos.


Jamais treine com dor: ela geralmente indica que algo não está bem com o corpo. Quando houver um desconforto anormal, o ideal é não forçar a barra e descansar. O esforço excessivo pode gerar machucados que irão necessitar de cuidados médicos.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png