Sérgio Moro recebe medalha Tiradentes em Salvador

(Foto: Agência A Tarde)

O juiz federal Sérgio Moro, responsável por comandar as investigações da Operação Lava Jato na primeira instância da justiça, esteve na manhã desta quinta-feira, 23, em uma das salas de cinema UCI Orient do Shopping Barra para palestrar na 3ª edição do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção. O evento é realizado pela Associação de Delegados de Polícia Federal da Bahia (ADPF-BA) e continuará nesta sexta-feira, 24.

Na abertura do simpósio, Moro recebeu a medalha Tiradentes, considerada a mais alta condecoração concedida pela ADPF. Em seguida, o juiz deu início a palestra. Em um dos pontos, ele falou sobre até que ponto é viável a relação da publicidade com as investigações.



“Os casos criminais devem ser julgados em público. Os processos e julgamentos são públicos. Há possibilidade de ocorrer em segredo, quando não há processo criminal ou se a publicidade possa prejudicar a investigação”, explicou.


O juiz também disse quando as investigações não devem ter as informações externadas: “É necessário ter cautela nas fases de investigação, mas uma vez superada a necessidade de sigilo, a publicidade se impõe. Em casos de crimes sexuais, onde a divulgação possa implicar em uma exposição da vítima, é natural a imposição de segredo”.


Em seguida, Moro afirmou a necessidade de divulgar os fatos aos cidadãos. “As pessoas têm o direito, em uma democracia, de saber o que fazem seus governantes e o judiciário não pode servir como um guardião de segredos sombrios dessas pessoas. É uma opção feita desde o início, de cumprir com a Constituição e externar todas as provas e fatos públicos. Isso foi potencializado pelo sistema eletrônico da quarta região (TRF4)”, pontou

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png