Natação: uma atividade que vai além de um simples esporte

A natação é opção de lazer e hobby para muitas pessoas, mas é também escolhida como uma atividade física que traz diversos benefícios para o corpo


Por Ana Virgínia Vilalva


Conhecida internacionalmente como esporte olímpico, a natação é uma opção também de lazer e hobby para muitas pessoas. Principalmente no verão, por conta do calor, a modalidade é escolhida como atividade física, que também traz diversos benefícios para o corpo. A história da natação sugere que o esporte aquático existe desde antes de Cristo, registros indicam que pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás já retratavam pessoas nadando.


Como esporte competitivo, a natação estreou na Europa em 1800, no estilo bruços. Nos Jogos Olímpicos, o debut foi em 1896, já na era moderna. Em 1902, Richard Cavill introduziu o estilo crawl e em 1908 foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). Embora seja popular nos dias atuais, a natação demorou em se transformar em uma competição organizada e os seus principais estilos foram se desenvolvendo ao longo da história.


Natação no Brasil


Aqui no Brasil, o primeiro registro oficial da natação data de julho de 1897, quando da fundação da União de Regatas Fluminense. No ano seguinte, foi realizado o primeiro campeonato brasileiro, que consistia em uma distância de 1.500 metros, entre a Fortaleza de Villegaignon, na Baía de Guanabara, e a Praia de Santa Luzia, no Rio de Janeiro.


Em Salvador, relatos históricos registram que há mais de 50 anos o esporte é praticado na cidade, seja nas piscinas ou em mar aberto, a exemplo da travessia Mar Grande–Salvador, que data de 1955. Segundo relatos, é a travessia mais antiga a se ter notícia no Brasil, a segunda mais antiga do mundo, perdendo apenas para a travessia Capri–Napoli, que é realizada na Itália desde 1949.


Os clubes sociais ajudaram a natação a ganhar força em Salvador, a exemplo da Associação Atlética da Bahia e do Yacht Clube da Bahia. No Yacht, nomes como Allan do Carmo e Nayara Ribeiro fizeram parte da equipe, trazendo prêmios nacionais e internacionais para a Bahia. Por lá, a atividade é oferecida apenas a sócios e conta com uma equipe de competição que tem cota para não sócios, que treinam nas dependências do clube.


Fora dos clubes, escolas de natação e academias de ginástica também passaram a oferecer o serviço, em alguns espaços, inclusive, com piscina aquecida. É o exemplo da academia Villa Forma, no Rio Vermelho, que tem piscina semiolímpica aquecida e ionizada. Na Rede Fluir de Natação, a natação é oferecida para um público que vai desde bebês até adultos, nas suas sete sedes localizadas na cidade.


Natação por hobby


O fotógrafo Bruno Concha é nadador por hobby e retornou recentemente às piscinas, depois de anos parado. Para ele, o retorno foi além da recreação. “Voltei a praticar a natação principalmente por causa da saúde, pois depois dos 30 anos se torna mais que necessário fazer um esporte, e se tratando da natação é melhor ainda por ser um esporte tão completo. Além disso, sempre fui apaixonado pelo treino, sempre gostei de competir”, disse ele.


O engenheiro mecânico Eduardo Santana também é adepto da natação, para ele é um esporte completo, por mexer com a respiração, movimentos dos braços e pernas, além de melhorar o condicionamento físico de quem o pratica. “Primeiramente, escolhi a natação como esporte, mas depois de um tempo comecei a gostar muito e fui explorando outras funções como o nado com palmar (acessório preso às mãos que amplia a área de contato com a água, aumentando o esforço e o condicionamento dos músculos), mas tive que parar por conta do trabalho”, falou Santana.


Campeão olímpico


Nadador desde os três anos de idade, o atleta Edvaldo Valério começou a nadar por recomendação médica. “Sempre considerei a natação um esporte, nunca pensei em ser um atleta de alto rendimento, isso foi algo que veio com o tempo, com o primeiro patrocínio, aí vi que a natação estava se tornando uma profissão para mim”.


O ex-nadador foi campeão baiano, do Norte/Nordeste, sul-americano, pan-americano, chegando a ser medalhista olímpico nas Olimpíadas de Sydney, no ano 2000. Hoje, Valério atua como gestor da Arena Aquática de Salvador, tocando o projeto da arena com natação e hidroginástica. Sempre ligado às piscinas, para ele o maior problema foi a transição entre deixar de ser atleta para ser cidadão comum. “Foi complicado, mas hoje está tranquilo, e temos alunos na arena que prometem. Estamos só começando, para em breve apresentarmos a equipe municipal, que hoje conta com 80 atletas”, disse Valério.


Celeiro de grandes nomes


O ex-nadador também falou sobre as grandes revelações da natação no Estado e sobre o cenário atual da natação na Bahia, destacando Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo. “A Bahia sempre revelou grandes atletas da natação e é claro que o resultado conta muito, a exemplo de Ana Marcela e Allan do Carmo, que também conseguiram títulos expressivos. Não vou dizer que vai sair um medalhista do que produzimos hoje, mas temos atletas que se credenciam a isso. Hoje, posso destacar Guilherme Caribé, que tem 16 anos de idade e está quase batendo os meus recordes, então, ele pode vir a ser um grande campeão”, concluiu Valério.


Arena aquática

Inaugurada em 2018, a Arena Aquática Salvador, na Orla da Pituba, é uma opção gratuita para quem quer praticar natação. Com 15 mil m² de área, o local abriga uma piscina olímpica que foi usada no Estádio Aquático de Esportes Olímpicos, onde foram realizadas as disputas de medalhas da natação nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.


Além de sediar grandes eventos dos esportes aquáticos, a arena também recebe equipes e atletas de alto rendimento para treinamentos e oferece aulas de natação e hidroginástica para a população, que pode se inscrever no site do espaço, que tem a capacidade de atender, aproximadamente, duas mil pessoas por ano.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png