Metas x Sonhos: o que você precisa saber para chegar lá

Atualizado: 8 de Nov de 2019



Por: Fabiano Lacerda


Você está esperando que seus sonhos se tornem realidade e mudem a sua vida? Sinto muito dizer, mas sonhos não são capazes de transformar a realidade de ninguém. Pelo contrário, são as metas que podem dar uma guinada na sua história, de forma definitiva.

Frequentemente, metas e sonhos são confundidos. Ambos descrevem aquilo que uma pessoa almeja alcançar, mas pode significar coisas muito diferentes. Tanto os sonhos quanto as metas são resultados do desejo do trabalho e do empenho da pessoa, mas o que os diferencia é o período de tempo e os resultados trazidos.


Ter sonhos é ótimo! Mas é preciso ter em mente de que sonhos não podem ser confundir com planos, metas e objetivos. Sonhos podem até te motivar, mas serão as metas que irão te mover.


E para isso, o coaching pode ser uma ferramenta fundamental para ajudar a definir os objetivos, além disso, o coach guia o indivíduo em suas metas, tornando cada passo mais impactante. Portanto, para chegar exatamente onde deseja, você precisa definir com clareza suas metas para que seus sonhos se tornem realidade. Portanto, sugiro que coloque algumas peças no lugar certo:


· Não confunda sonhos e objetivos

Sonhos são fáceis. Eles são de graça também. No entanto, os sonhos, por si só, são apenas isso. Eles são imaginários e não produzem resultados tangíveis. É preciso se mover para transformar seus sonhos em ação. E você precisa de metas para poder concretizar seus sonhos.


Os sonhos podem inspirar, mas somente os objetivos que vão te ajudar a chegar onde você quer. Metas são sobre ação. Elas transformam sonhos em realidade e podem modificar você e a sua vida.


· Metas tem tudo a ver com valores

Você tentou fazer ou deixar de fazer algo porque alguém falou que isso seria bom para você? Por exemplo, alguém falou que você devia parar de fumar, porque isso faria bem à sua saúde.

Muitas vezes nos falta compreender se aquele objetivo é mesmo nosso, ou se foi algo ou alguém que o “impôs” sobre nós. Muitas vezes não conseguimos atingir uma meta por ela não estar verdadeiramente ligada aos nossos valores internos. Concorda?

Portanto, antes de tudo, reavalie suas metas, defina se o que está nesse objetivo é para você, e não para os outros! Metas são baseadas na realidade.

Você até pode sonhar em ser o Super-Homem ou a Mulher Maravilha, mas isso obviamente não vai acontecer. Objetivos são aquilo que você pode de fato colocar em prática. Eles estão fundamentados na realidade do nosso mundo, e podem e devem ser grandes, mas não sobrenaturais.


Nossas metas exigem “arregaçar as mangas” e seguir em frente. Nesse processo, podemos ser derrubados. Talvez muitas vezes. Talvez dolorosamente. Nossos sonhos nos motivam a continuar nos levantando a cada vez que caímos.

As metas são como luzes orientadoras para a realização de nossos sonhos, e requerem planejamento. Eles clamam por ação focada. As metas precisam de data de início e de término. Elas têm um período de tempo, com um começo e um fim. As metas desejam ser avaliadas e rastreados com métricas definidas. Já os sonhos são ilimitados e desmedidos, exceto pelo potencial que sentimos que eles carregam para nossa realização e felicidade.

Com os seus objetivos definidos fica mais fácil colocar um plano em ação para conseguir alcançá-los. Você tem potencial para chegar aonde quiser, basta focar sua energia na direção certa!

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png