Marcelo Sampaio: Portugal de minh’alma


Marcelo Sampaio é colunista da Let's Go Bahia

Marcelo Sampaio

Colunista da Let's Go Bahia


Portugal faz parte de minha história, é um destino onde o meu coração bate mais forte e a emoção explode. Minhas raízes contam muito, mas o que mais me faz sonhar é o encontro com esse povo amado. Lisboa, poética e calorosa, vive um momento especial; remodelada e com atrações contemporâneas, a cidade brilha sem esquecer-se dos clássicos costumes.


Curti alguns dias a capital desse país hospedado em um hotel sensacional: Nau Palácio do Governador, um mergulho na história lusitana; além da elegância, oferece uma excelente gastronomia e atendimento premium.


Através do Receptivo Portugal Sense Five, recebi um olhar “boutique” sobre Lisboa e cidades vizinhas, realizando voos de helicóptero (Lisbon Helicopters) sobre o Tejo e monumentos históricos. Fui acompanhado de historiadores ao Castelo de São Jorge e de um autêntico fadista ao Museu Nacional do Fado. Chefs me acompanharam em degustações inesquecíveis, tudo costurado com conteúdo e bossa.


Ser conduzido por uma equipe que sabe exatamente os seus desejos, apresentando o melhor em pontos emblemáticos com gastronomia premida e lifestyle autêntico, faz toda a diferença. Quantos sabores provados, quantos fados sentidos, quantas belezas entregues aos meus olhos!


De lá, fui ao Algarve, e são apenas duas horas e meia de carro por caminhos diversos. Pelo litoral, programe uma parada para comer o famoso arroz de ligueirão no Restaurante Cais da Estação, em Sines. Outra parada obrigatória é Porto Covo, um pequeno vilarejo com uma praia lindíssima e hypes caminhando de um lado para o outro.


O Algarve é um destino escandaloso, com um mar deslumbrante e cidades especiais. Ficar hospedado em uma hotelaria de alta qualidade é fundamental no sul ensolarado e minha opção foi o Hotel Anantara, com destaque para os espaços de Golf e SPA. Um sonho!


O próprio Anantara já realiza experiências exclusivas para os hóspedes, como a visita com garimpos de sabores ao mercado público da cidade histórica de Loulé, o passeio de tuk-tuk até Puro Beach, na Marina (lounge especial da cadeia Minor em frente ao mar), jantares harmonizados no Restaurante EMO, dentro do próprio hotel, massagens, entre outras delícias. A excelência de um hotel eterniza um destino.


Adoro viajar de carro por Portugal e, para isso, é fundamental estar com um seguro completo tanto para o auto quanto para o todo da viagem (saúde, bagagens etc.) e eu sempre contrato a Assist Card, com a qual me sinto protegido full time.


Dessa vez, resolvi avançar além-mar e desbravar a Ilha da Madeira e a Ilha de São Miguel, Açores. A Ilha da Madeira encanta desde a chegada ao aeroporto incrustado nas montanhas até as paisagens que mesclam mar, florestas e falésias. Para todo canto que olhamos existe uma beleza a ser admirada.

Vista da Lisboa de Cima, no Castelo de São Jorge

O Hotel Pestana Casino Park, todo projetado por Oscar Niemeyer, é deslumbrante e apresenta uma arquitetura contemporânea. Foi a decisão mais assertiva pela sua excelente localização, pelo conforto extremo e por uma hotelaria de altíssima qualidade.


Comer na Ilha da Madeira é um caso à parte e o que não faltam são delícias como o bolo de mel, as espetadas (churrasco preparado no pau de louro), o peixe-espada com banana e os frutos do mar maravilhosos. Fiquei muito impressionado com um lugar que almoçamos chamado Fajã dos Padres, em um vale à beira-mar, cujo acesso é feito apenas através de um teleférico.


A Taberna dos Petiscos, com guloseimas locais, é o que existe de melhor como parada obrigatória. O povo da Madeira, ainda por cima, é de uma simpatia ímpar. Que ilha, meu Deus! Quanta magia nesse lugar!


De Funchal parti para os Açores, Ilha de São Miguel, com duas horas de voo tranquilo e um visual esplendoroso. A ilha é toda vulcânica e por diversos pontos vemos o vapor incandescente sair do solo, bem à nossa frente. Impressionante! Fiquei no Azor Hotel, um charmoso hotel-boutique em frente à Marina e com uma ambientação bem diferenciada.


Os serviços prestados nessa hotelaria são de tirar o chapéu e em cada canto somos surpreendidos com mais elegância e profissionalismo. E a gastronomia, então? Um show de sabores gourmets. A ilha é de uma diversidade incrível, com pontos ensolarados e outros bastante gelados. Lagoas, florestas e montanhas que encantam a todos os visitantes.


Sabores além-mar não podem deixar de ser mencionados: a carne de São Miguel é considerada uma das melhores do mundo e o filé preparado com molho local é algo de babar de tão bom. Um prato à base de carne de porco e de vaca e com legumes é preparado enterrado debaixo da terra, no coração do vulcão: um cozido que leva 12 horas para ficar pronto.


Que loucura de bom! Os queijos produzidos na ilha são deliciosos. Todo paraíso tem que ter um doce especial e em São Miguel as queijadas são as maiores especialidades. Não posso me esquecer da cultura do ananás, que está por toda a ilha com um gosto que eu jamais havia provado.


Portugal é um destino para retornar sempre. Portugal é terra, mar, alma e emoção. É um pedacinho da gente em cada esquina no encontro com esse povo amado e irmão. Meus olhos se enchem de lágrimas cada vez que me recordo das experiências ali vividas. Logo, logo retornarei à minha amada terrinha.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png