Malbec Day celebra os vinhos feitos com alma e sangue argentinos



De patinho feio na França a tesouro nacional argentino: esta é, resumidamente, a história da uva Malbec. Comemorado em 17 de abril, o Dia Mundial do Malbec, ou Malbec Day, é lembrado nesta data porque em 1853 – ano em que as primeiras cepas da variedade chegaram à Argentina – foi apresentado o projeto de lei que eventualmente fundou a Escola de Agricultura de Mendoza. Com o franco desenvolvimento da viticultura no país, fez-se necessária uma instituição para a formação de sommeliers e enólogos.


O Malbec World Day (MWD) é uma iniciativa global criada pela Wines of Argentina que busca posicionar o #MalbecArgentino no mundo e festejar o sucesso da indústria vitivinícola nacional. Celebrado pela primeira vez em 17 de abril de 2011, o MWD conseguiu se posicionar como um acontecimento histórico de promoção do #VinoArgentino no mundo, e hoje forma parte do calendário de festejos de alcance internacional.


Na França, a uva Malbec é chamada de Côt ou Auxerrois: cultivada originalmente em uma região de baixa incidência solar, em uma cidade vizinha de Bordeaux, a fruta rendia vinhos escuros e tânicos, mal quistos pelos europeus. Ao chegar à Argentina, as cepas encontraram um clima muito melhor para se desenvolverem. Os vinhos produzidos ali têm aromas de frutas vermelhas e negras, com presença de especiarias e notas florais. Em pouco tempo, tornou-se um orgulho nacional dos hermanos.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png