Fernando Machado: que tal ir mais além?




Por Fernando Machado Para a Let's Go Bahia edição 45


O tema lançado por esta edição da Revista Let’s Go é a renovação. Nada mais atual e significativo. Estamos todos condenados pela inexorável flecha do tempo a nos renovar. Até o último buraco negro sumir, o amanhã sempre será diferente do hoje e a fa- lha em nos renovar limita a nossa capacidade de adaptação à vida. Mas inovar o quê?

Entre outros, Buda, os hologramas e os astronautas nos ensinam que o um contém o todo e o todo contém o um. O conhecimento da natureza revela que tudo neste planeta tem a mesma origem, formatada a partir dos elementos lançados no universo pelas supernovas. Estamos todos interconectados com tudo no planeta Terra.


Na humanidade, isso se verifica claramente na Neurobiologia interpessoal, a qual demonstra o peso das relações sociais no desenvolvimento de nossas capacidades e com- portamentos ao longo da vida, a começar pela vida intrauterina. As características da sociedade em que vivemos nos conformam tanto ou mais que a nossa he- rança genética. Na realidade, interagem com ela para, de forma positiva ou negativa, expressar certos genes cuja ação condiciona, por sua vez, a vida social de cada um.


A visão da humanidade de hoje nos leva à inescapável conclusão de que estamos no limiar de uma enorme transição na vida humana, a qual exigirá uma massiva inovação a nível global. Existem sinais crescentes de colapso nos sistemas organizacionais das sociedades e nos próprios sistemas de sustentação da vida. O sistema global atual lembra uma cena do Woody Allen, na qual um irmão leva o outro ao médico e diz: “Doutor, meu irmão aqui pensa que é uma galinha”. O médico responde: “Que ele tome esta pílula e isso termina”. “Um momento, doutor”, diz o irmão são: “Nós não podemos prescindir dos ovos”. Loucura geral!


Por outro, a falta da devida consideração ao uso racional de re- cursos para a vida, pelo sistema vigente de mercado, tem produzido uma dependência energética dos combustíveis fósseis que se mostra insustentável, tanto por disponibilidade quanto por efeitos ambientais. Os elementos vitais, como água e alimentos, se encontram, a nível global, em estágio crítico. Em 2030, a manutenção do consumo da humanidade nos níveis atuais de- mandará recursos equivalentes a dois planetas Terra.

Finalmente, o avanço exponencial das tecnologias e das inovações correspondentes transforma radicalmente todos os negócios, as relações interpessoais e a própria constituição física e mental do ser humano.


As inovações da Robótica, da Nanotecnologia, da Inteligência Artificial, da Engenharia Genética e de outras tantas tecnologias de impacto sistêmico exigem também, a gritos, inovações nos sistemas de organização econômica, social, política e de gestão

Por um lado, as democracias bamboleiam, a competência e a ética dos governantes rareiam.


As políticas macroeconômicas e, em particular, as políticas fiscais e monetárias falham em materializar a promessa do crescimento econômico-social contínuo – pois desconhecem a importância central da inovação nesse processo. E a crescente desigualdade, potenciada pelo, cada vez maior, desemprego, eleva a insegurança e a violência a níveis insuportáveis.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png