Fabiano Lacerda: viver e ressignificar




Por Fabiano Lacerda Para a Let's Go Bahia edição 45


Quantas vezes você se viu em uma situação em que sentiu que era preciso dar um novo rumo à sua jornada? Algumas circunstâncias nos levam a isso e temos sempre a oportunida- de de nos redescobrir e criar um significado diferente para a nossa própria história.


Mas ressignificar nem sempre é fácil, pois é um processo que envolve escolhas. As verdadeiras mudanças acontecem de dentro para fora; é quando a pessoa se olha no espelho e percebe que aquele “personagem” não lhe serve mais, e que é preciso encontrar uma nova persona. A ressignificação co- meça com uma profunda e verdadeira autoanálise, e é a partir daí que um indivíduo transformado nasce.


Recomeçar pode ser desafia- dor, principalmente para direcionar os pensamentos. Isso acontece porque aquele indivíduo cai sempre na armadilha das crenças limitantes, que são interpretações negativas que se assumem como verdadeiras, mas que, na verdade, são falsas ou não são verdades absolutas como se acredita. As crenças limitantes impedem o pleno desenvolvimento e fazem com que habilidades sejam desperdiçadas, pois a pessoa duvida o tempo todo do seu potencial.


É nessa hora que o coaching se torna uma ferramenta funda- mental para derrubar as crenças limitantes e fazer com que o indivíduo explore por completo as suas habilidades, sem o re- ceio de deixar para trás aquele papel que não lhe serve mais. O coach acelera o processo de redescoberta e guia o indivíduo em sua mudança, tornando cada passo mais impactante.


Existem formas de “driblar” o medo de recomeçar.


Listei aqui 5 passos:


- Acredite em si mesmo.

Parece clichê, mas é a mais pura verdade: se você não tiver fé em você mesmo, quem terá? Aposte em você e saiba que todo o esforço será recompensado. Você terá orgulho de ter seguido em frente, mesmo com os obstáculos, e de ter alcançado o seu objetivo.


- Assuma a mudança.

Muitas vezes, temos vontade de mudar, mas nos falta determinação. Queremos promover a mudança, mas, ao mesmo tempo, nos esquivamos dela, cultivando desculpas e falan- do com pouca segurança da transformação que promove- remos. Isso enfraquece o nos- so objetivo e diminui a nossa motivação. Para que o pro- cesso de ressignificação, que é muito individual, dê certo, é preciso ter fé cega nele. Por isso, acredite e “abrace” a mu- dança desde o início, dentro de você mesmo.


- Crie novos hábitos.

É impossível mudar de vida sem mudar de hábitos. Afinal, a nossa vida é feita deles, já que todos os dias, ao menos em alguns mo- mentos, seguimos um “ritual”: acordamos, tomamos café, nos dirigimos ao trabalho etc. Planeje a nova rotina que você manterá.


- Mude as palavras.

Crie um discurso positivo sobre si mesmo, dizendo o quanto você quer ressignificar a sua vida e des- crevendo o que está fazendo para alcançar esse objetivo. Se possí- vel, repita frases positivas diante do espelho, isso ajuda a aumentar a autoconfiança e a motivação.


- Tome uma atitude.

De nada adianta traçar planos se não colocá-los em ação. Você tem potencial para chegar aonde quiser, só precisa saber quais são os seus objetivos e as suas habilidades e identificar como alocar a sua energia na direção correta. E, para isso, o suporte de um coach de vida faz toda a diferença. Invista em você e ressignifique a sua vida, você pode!

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png