Fabiano Lacerda: nascer de novo


Fabiano Lacerda é colunista da Let's Go Bahia

Fabiano Lacerda

Colunista da Let's Go Bahia


Para nós, seres humanos, o nascimento está ligado a desprender-se do outro, a cortar o laço com alguém que nos ama e assumir a condição de individualidade. O cordão umbilical é o maior símbolo disso, pois quando nascemos a primeira coisa que o médico faz é cortar o cordão, justamente o vínculo que une a mãe e o filho desde a sua formação.


Ao longo de nossas vidas, encontramo-nos em situações semelhantes às que experimentamos no nascimento: grandes separações, grandes recomeços etc. Isso nos mostra que nascer não é um momento, e sim um processo que acontece várias vezes ao longo da vida. Nascemos de novo muitas vezes, embora nem sempre compreendamos isso com facilidade, nem de imediato.


Você provavelmente já enfrentou situações assim: um amor mal correspondido, a perda de um ente querido ou a escolha de uma nova profissão, abandonando uma ocupação que já não te fazia feliz. Enfim, são diversas situações que enfrentamos e que colocam à prova o que acreditávamos ser.


A vida é que nos coloca diante desse tipo de experiência, na maioria das vezes. Mas o “nascimento” também pode ser um processo voluntário. Isso acontece quando ele parte de uma decisão que tomamos quando notamos que um ciclo se encerra e que é hora de inaugurar um novo. É hora de renascer.


O coach vem como uma peça essencial para nos ajudar a mergulhar profundamente dentro de nós mesmos.

Renascer é se permitir viver de forma diferente, cultivar um novo olhar e construir uma nova história, além de ressignificar momentos ruins do passado.


Desabrochar para o novo


Sobre nascer de novo, de uma coisa podemos ter certeza: nunca seremos tão indefesos como éramos na primeira vez em que nascemos. Mas, ao longo da vida, teremos que voltar a nascer em repetidas oportunidades.


Gosto de dar ênfase a esta palavra: oportunidades. Quando algo negativo acontece em sua vida, qual é a sua primeira reação? Ficar angustiado? Reclamar? Ninguém costuma parar para pensar que, quando algo não sai como o planejado, abre-se uma nova oportunidade diante de nós, uma oportunidade de aprendermos com o erro e fazermos diferente da próxima vez.


Eu sei que pode ser difícil, porque com os erros vêm também os traumas que nos acompanham, é algo quase que inevitável. Por isso, a figura do coach é muito importante, pois o processo de coaching nos permite acessar e identificar quais aspectos estão sabotando a nossa evolução emocional e comportamental.


Muitas vezes não encontramos as respostas que procuramos, pois nem imaginamos que elas estão mais próximas do que pensamos: dentro de nós mesmos. São experiências que vivenciamos no passado que fazem com que tomemos certas decisões ao longo de nossas vidas.


Nesse caso, o coach vem como uma peça essencial para nos ajudar a mergulhar profundamente dentro de nós mesmos, para nos autodescobrirmos e, assim, alcançarmos memórias, sonhos, valores, crenças e diversos aspectos inerentes à história de vida, redescobrindo a nossa essência e almejando novos horizontes.


A vida é o maior presente que podemos receber. Por isso, se for preciso “morrer” em vida para renascer, que a sua escolha seja sempre renascer ainda melhor.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png