Especial Business: Tuca Zamaroni



Tuca Zamaroni se considera muito empreendedora e realizadora, abriu o seu próprio negócio aos 22 anos na área de Gastronomia e em curto espaço de tempo atingiu 33 franquias em São Paulo. Nascida na capital paulistana, ela é descendente de italianos e acredita que, talvez, daí tenha vindo a inspiração por eventos, pois em uma família italiana qualquer almoço de rotina vira um evento com música, talk show, diversão e alta gastronomia.


“A intensidade é uma marca registrada da minha personalidade e imprimo isso na minha vida pessoal e profissional. Quando criança, meu sonho era ser professora, então estudei Letras, Pedagogia e Línguas. Após um ano da tão sonhada profissão, percebi que eu não tinha aptidão para aquele trabalho, pois jamais conseguiria reprovar alguém por nota baixa. Querer agradar e encantar são características presentes no meu DNA e no quadro de missão, visão e valores da Zum Brazil Eventos”, conta.


Sobre a sua jornada, Tuca re - vela que o seu primeiro emprego foi aos 14 anos em uma boutique. “Depois, fui professora de inglês em uma escola infantil chamada Pink and Blue. Aos 22 anos, eu já tinha uma fábrica de pão de queijo. Ao ficar grávida aos 26 anos da primogênita, já casada, vendi o negócio e fui cuidar da casa e da bebê, mas isso durou apenas seis meses. Ainda nesse período “sabático materno” comecei a fazer duendes em casa. Eram peças artesanais feitas com capricho e criatividade, desenvolvi uma linha de duendes e os vendia para amigos e familiares. As encomendas eram tantas que comecei a contratar pessoas para me ajudar.


O negócio foi se profissionalizando e derivando para outros produtos de decoração e, resumidamente, esse trabalho artesanal de duendes e decorações em resina se transformou em uma fábrica com 300 funcionários que, além de fabricar, importava peças da Itália. “Nessa fase, eu já tinha minha segunda filha”, relata.


Posteriormente, Tuca descobriu a sua vocação para eventos, quando, em um dos seus negócios, tinha que participar de coquetéis, feiras e jantares, e eram os momentos mais agradáveis. O principal feito da sua carreira foi justamente empreender no ramo de eventos corporativos, vindo para a Bahia, e depois expandir a Zum em escala internacional.


“Para investir no ramo é preciso ter paixão, ousadia e criatividade; estar acompanhado de uma boa equipe técnica, ter fôlego financeiro e ter como propósito principal a incessante vontade de sempre levar as melhores soluções para as empresas, como: inovação, tendências e ROI. A Zum Brazil investe muito em novas tecnologias. A mudança tecnológica é inevitável e quem não surfar nessa onda ficará de fora do mercado. Temos uma unidade de tecnologia para eventos, a High Digital, que agrega tecnologia para eventos como streaming, credenciamento, games, reconhecimento facial, métricas etc. Mas acreditamos que o contato humano, o toque e a experiência física sempre existirão, pois o homem necessita disso, por mais tecnológico que seja”, ressalta.


Com relação ao período de crise, ela o considera como uma grande oportunidade de se reinventar. Para conseguir driblar períodos difíceis, tomou iniciativas de reflexão, criatividade e atitudes positivas que geraram inovação para o seu negócio. “A crise nos obriga a sair do automático, a refletir, a se aprofundar, e quando fazemos isso, percebemos que sempre tem como fazer economia, usar mais tecnologia e inovar para não sucumbir”.


Ela fala de sua unidade da Bahia com grande entusiasmo, por tudo o que está ocorrendo no Estado: novo aeroporto, inauguração do Centro de Convenções Salvador etc. “A abertura da matriz na Bahia se deu há 20 anos, em um momento de auge, com a inauguração da Costa do Sauípe. Foi um ponto de partida e também um sonho familiar, com a possibilidade de morar com mais qualidade de vida em Salvador, cidade que nos acolheu muito bem. Hoje, tenho uma neta e dois genros baianos, com muito orgulho”, diz.


Com relação às demais unidades, Tuca Zamaroni se considera confiante e revela que continuará a apostar em novas tecnologias para alavancar ainda mais os eventos. Na contramão, ela ainda percebe uma grande barreira no mercado, por conta da concorrência desleal e imatura. “A meu ver, é um mercado que tem muito que amadurecer”, finaliza. Para isso, sua empresa contribui com ética e profissionalismo.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png