Especial Business: Ruben Delgado



A história de Ruben Delgado começou precocemente aos 16 anos, quando já estava na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Após um intercâmbio no Canadá, percebeu que o seu futuro estaria 100% voltado para a área de Tecnologia. Assim, migrou rapidamente para a Tecnologia da Informação (TI).


Dessa forma, foi analista de sistemas no Banco Econômico e complementou essa formação com um mestrado em Marketing, um MBA em Gestão e uma especialização em Análise de Sistemas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Passou rapidamente pela área acadêmica, foi professor em quatro universidades da Bahia e eleito melhor docente por mais de 15 vezes. Durante esse período, ingressou no empreendedorismo.


Sempre de uma forma persistente, adquiriu diversas empresas, vendeu e fechou várias delas, da maneira mais formal e correta possível. Foi convidado a ser conselheiro das mais importantes instituições ligadas à área de Tecnologia do país, entre as quais se destacam o Comitê da Área de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI/CATI); Start-Up Brasil - Programa Nacional de Aceleração de Startups do MCTI; Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (CONCITEC-SECTI/Bahia); e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).


Ruben também compôs o Conselho Deliberativo do CNPQ, que é a mais alta corte da Ciência e Tecnologia do país. É um investidor de empresas de base tecnológica e acredita que esse é o caminho para o desenvolvimento da Bahia. Atualmente, ajuda empresários baianos e brasileiros a repensarem os seus negócios do ponto de vista tecnológico e com a experiência de ter visto a tecnologia em mais de 40 países.


Ruben considera que os anos de 2017 e 2018, por incrível que pareça, foram de crescimento para o seu setor. Em época de crises, normalmente, o empresariado e o Poder Público gostam de investir em diminuição de despesas, ou seja, na automação de processos e no aumento de receitas, criando novas plataformas para atingir os clientes com mais efetividade. Essas ações levam a investimentos na área de Tecnologia, normalmente, o que favorece as suas empresas.


Todavia, Ruben entende que não deveria ser dessa forma. Um bom empresário repensa o seu negócio todos os anos, ou meses. Com tantas ameaças existentes e trazidas pela tecnologia, permanecer estagnado é um convite ao fechamento da empresa em pouco tempo. Assim, aprendeu que a única coisa constante no mundo empresarial é a mudança. Ele, inclusive, tem fama de fazer mudanças o tempo inteiro e afirma que repensar o negócio o tempo todo é uma obrigação nos tempos atuais.


Ainda de acordo com Ruben, o mercado na área de Tecnologia é muito grande e a tendência é ser maior a cada ano que passa. O grande problema é que a Bahia não pode ser apenas consumidora de tecnologia, ela tem que ser produtora, pelo menos em algum segmento. Isso é crucial para a sobrevivência do Estado.


“É importante que o empresariado baiano enxergue esse novo mundo e saia da economia tradicional, caso contrário haverá um cemitério de empresas baianas em pouco tempo”, frisa. Ruben continua investindo em empresas aqui, mas em empresas que pensem no futuro, que apostem em uma mudança disruptiva e que gerem riqueza, empregos e renda para a Bahia.


“Seja com Inteligência Artificial, com RPA (Robotic Process Automation), com Big Data, ou até investindo em novas startups, a gente traz e desenvolve tecnologia para a Bahia. Há uma fábrica de software (das mais qualificadas do Brasil), uma empresa de QA (Quality Assurance) para diversos testes nos softwares, uma empresa de infra, uma web-agência, uma produtora, dentre outras empresas e apostas. Esse nosso DNA de inovação e de aposta no futuro é que traz o reconhecimento da certeza de que estamos no caminho certo”.


No ano de 2019, a empresa de Ruben foi premiada pela CNI/ SEBRAE/ MCTIC como uma das empresas mais inovadoras do país. “Ganhamos de mais de 1700 empresas e chegamos junto com a Natura, o prêmio mais importante do Brasil no nosso segmento. Agora, estamos entre os mais influentes empresários da Bahia, como não ficar orgulhoso e acelerar ainda mais o caminho?”, finaliza.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png