Especial Business: Rodrigo Santos



Educador em essência, empreendedor por vocação, vencedor por decisão. Assim se define Rodrigo Santos, um cidadão do mundo que já atuou em todos os níveis e funções da Educação (empresarial, acadêmica, escolar e comunitária) ao longo dos últimos 25 anos, orgulhoso em sempre carregar a sua baianidade na bagagem.


Orador em destacados congressos, no Brasil e no exterior, além de mentor e consultor de estadistas, líderes políticos e empresariais, em quatro continentes. Doutor em Educação, Política e Gestão, é também mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, com MBA nas áreas de Administração, RH, Gestão e Desenvolvimento Humano. É ainda especialista em Política e Estratégia, psicopedagogo, terapeuta e contabilista.


Atuou e atua na liderança de projetos, em organizações como a Organização das Nações Unidas (ONU), Banco Mundial, Ministério da Educação, Companhia de Eletricidade da China (CEM), SEBRAE, Fundação das Universidades Portuguesas, Governo do Timor-Leste, Exército Brasileiro, entre muitas outras.


Aliando profundidade científica a uma linguagem acessível e lúdica para empresas, governos e ONGs, suas palestras presenciais, consultorias, conteúdos digitais, aulas, mentorias e workshops já impactaram milhares de pessoas, de diferentes idades, áreas de interesse e nacionalidades. É autor de livros e artigos relevantes nas áreas de Gestão, Educação, Política e Estratégia, ao lado de renomados escritores, nacionais e internacionais.


Com apenas 22 anos, iniciou a sua carreira acadêmica e científica como professor universitário em uma instituição federal, sendo considerado, na ocasião, o mais jovem em atividade no Brasil – fato amplamente divulgado pela mídia especializada.


“Costumo dizer que a crise está para um empreendedor assim como o sangue está para um cirurgião. É, portanto, impensável para um líder, de qualquer organização, viver da ilusão de não passar por crises ou se esconder delas, já que a tão buscada ‘estabilidade’ não existe. Trata-se de uma fantasia, fomentada por um sistema educacional que, definitivamente, não preparou a nossa população para gerir a si, as suas emoções, os seus desafios e perspectivas”, afirma Rodrigo quanto às turbulências vividas no Brasil nos últimos anos.


Entre 2018 e 2019, Rodrigo e sua equipe construíram experiências de aprendizagem, inovação e aceleração organizacional. Entre outras atividades, ajudaram a transformar organizações tradicionais em verdadeiras “escolas”, para se reinventarem em parceria com startups, universidades e outras stakeholders .


“É preciso incorporar às escolas e aos sistemas de ensino regular componentes de excelência organizacional, até o desenho de uma grande rede de ‘líderes educadores’, de vários segmentos de mercado, para colaborar com a (re)programação cognitiva e afetiva das crianças e jovens do Brasil”, destaca o especialista.


Para Rodrigo, pessoas, governos e organizações, de qualquer porte ou setor, não podem mais ficar indiferentes ao fato de que tentar implementar inovações disruptivas seguindo receitas é uma enorme incoerência, que tende a continuar gerando frustração, ao invés de resultados positivos.


“Quando fundamos o Grupo INGEPE, há mais de 15 anos, o Brasil vivia uma das suas mais agudas crises. Tínhamos um CNPJ, algumas poucas economias e um propósito claríssimo: conceber uma organização ágil e à frente do seu tempo, especializada em desenvolvimento humano e organizacional, pela força da liderança educadora e do poder da (re)aprendizagem. Esse DNA, mantido íntegro, nos tornou uma referência para os que buscam a transformação, através do que nós chamamos de ‘cultura do ‘Apreendedorismo’”, pontua.


“Enxergamos em nosso passado de conquistas uma inspiração para um futuro ainda mais exitoso que, nos próximos dois anos, deve se materializar através de iniciativas como o fortalecimento dos eixos de consultoria estratégica e formação continuada de lideranças, por meio de uma metodologia exclusiva; da difusão exponencial do movimento brasileiro pelo ‘Apreendedorismo’; da implantação do IngepeL@B, centro de aceleração, investimentos em startups, pesquisa e desenvolvimento. Somos adeptos da pedagogia do exemplo. Ousamos, arriscamos e atingimos resulta - dos, antes de aconselharmos a outros sobre o quê e como fazer”, resume Rodrigo.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png