Especial Business: Paulo Rogério Nunes



Paulo Rogério é publicitário e empreendedor. Trabalha há 15 anos com projetos ligados ao tema da diversidade e ao mundo da inovação. Já morou nos Estados Unidos, onde estudou, por meio de um fellowship, na Universidade de Maryland e teve a oportunidade de fazer um estágio dentro do Media Lab do MIT.


Além disso, atuou durante três anos como afiliado ao Berkman Klein Center da Universidade Harvard. Em 2005, criou, junto com alguns colegas, uma das primeiras instituições a trabalhar com o tema da diversidade na mídia, o Instituto Mídia Étnica, e, logo após, o portal de notícias Correio Nagô. Em 2016, cofundou a Vale do Dendê, um empreendimento que tem como objetivo popularizar o tema da inovação e as oportunidades da nova economia e do empreendedorismo. Por meio da Vale, já apoiou mais de 90 empresas locais na Bahia, realizando consultorias para grandes empresas e ajudando a reposicionar a imagem de Salvador perante a mídia nacional, ao associar a cidade ao tema da inovação e criatividade. Paulo é também sócio da Afar Ventures, uma empresa que tem como objetivo atrair investimentos internacionais para o Brasil


Recentemente, escreveu um livro chamado “Oportunidades Invisíveis”, no qual conta histórias de empresas brasileiras e internacionais que são grandes exemplos de negócios de impacto social, altamente inovadoras e que viram na diversidade uma grande oportunidade de enxergar novos modelos de negócios.


Paulo nasceu no subúrbio de Salvador e, por meio da paixão pela leitura, pelos idiomas e por conhecer mais sobre o mundo, conseguiu se inserir no cenário empreendedor e se conectar internacionalmente. Ele acredita que é preciso popularizar mais o empreendedorismo e apoiar jovens que estão nas comunidades em todo o Brasil, para que as suas ideias possam ser materializadas. “Uma ideia criada por um jovem de periferia pode ganhar escala mundial, pois o mundo se parece mais com as periferias ou cidades do interior do que com Nova Iorque, Londres ou São Francisco. O mundo tem vários desafios que o empreendedorismo de impacto social (junto com as políticas públicas) pode resolver”, destaca Paulo.


Para ele, os últimos anos foram desafiadores, do ponto de vista político e econômico. Foi preciso se adaptar para buscar alternativas inovadoras e manter o crescimento do seu empreendimento. “O fato de estar fora do eixo Rio-São Paulo é ainda mais desafiador, pois se trabalha com marcas que, em geral, têm as suas matrizes no Sudeste. Foi necessário fazer pesquisa de campo, validação de ideias e estudar muito (ainda hoje) como usar as ferramentas da chamada “transformação digital” para otimizar processos e custos e ganhar escala. Como estou próximo do mundo das startups, isso ajuda a ver além da conjuntura”, explica.


Paulo atua no ramo da Educação, uma área que vem se transformando muito rápido, mas também trabalha muito com conexões e redes, que estão entre os ativos mais importantes deste início de século. Para esse novo ciclo, pretende investir ainda mais em produção de conteúdo transmídia para ganhar mais capilaridade e acesso a novos mercados.


Para ele, a palavra de ordem, sem dúvidas, é adaptação. Neste mundo volátil e rápido, adaptar-se é fundamental para a sobrevivência dos empreendimentos. Hoje, como as fronteiras físicas são cada vez menores, por conta do digital, pode-se ousar a pensar globalmente. Há um grande ativo global que muitas empresas buscam: a criatividade e a diversidade, que são combustíveis para a inovação. Paulo diz que se tivermos um olhar estratégico, poderemos ser um celeiro global de inovação. “Precisamos valorizar o ativo que temos e não buscar receitas prontas. Arriscar e criar novos caminhos para os empreendimentos. Salvador nunca será como São Paulo, assim como São Paulo nunca será como Salvador. Temos tudo para ser a capital criativa da América Latina”.


Para os próximos anos, o foco da Vale do Dendê será na produção de conteúdo sobre inovação, criatividade e empreendedorismo, uma vez que há uma demanda muito grande de conteúdos qualificados sobre esses assuntos e que podem se tornar acessíveis para uma parte maior da sociedade. Seu principal objetivo é apoiar, cada vez mais, os pequenos empreendedores.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png