Especial Business: Paulo Evangelista



Paulo Evangelista cursou Economia, Contabilidade e Administração, mas se formou apenas neste último curso e fez MBA no Ibmec. Segundo ele, sempre foi um empreendedor. Com cinco anos de idade quis fazer uma casinha para vender fogos e o trabalho entrou em sua vida desde os doze. Acredita que está em seu DNA a veia empresarial. Herdou de seu pai a seriedade e a ética e hoje as pessoas o conhecem por trabalhar duro com os valores em que acredita. É isso que leva para a Larco Petróleo, empresa da qual é presidente.


Ao longo da sua carreira, sempre buscou se munir de informação e gosta disso; fala com propriedade de assuntos como o mercado internacional, economia americana e europeia, commodities, ouro e petróleo. “Quando você detém as informações, as coisas ficam mais claras, você não tem tantas surpresas. Estar cercado desse conhecimento fez com que a Larco chegasse ao patamar em que está hoje”, afirma Paulo, reforçando que, sem sombra de dúvidas, obter informação foi uma das melhores estratégias para o seu negócio.


Por se interessar bastante por Economia e Contabilidade, buscou informações diversas sobre essas áreas - mercados internacionais e de capitais. Opera muito forte em ações e Bolsas de Valores, e todo esse arcabouço o levou a ter uma necessidade de atualização e acompanhamento do mercado. Está com 57 anos de idade e há 37 opera na Bolsa.


Entre 2011 e 2012, já estava sabendo como se encontrava o cenário brasileiro, no que tange às questões políticas e econômicas. Já esperava o que aconteceria com a então Presidente da República, Dilma Rousseff, e os desdobramentos com o país. Preparou-se para esse momento e para não perder dinheiro com isso.


A Larco atua em um segmento, junto com outras grandes empresas. Então, é mais fácil se posicionar nesse mercado. Aliado a isso, Paulo procura desenvolver vantagens competitivas, afinal, “só é possível sobreviver se quando você estiver na jaula, souber como é que sai rápido dela”, afirma. Dessa forma, ir se movimentando, pesquisando e realizando; para ele, as coisas dão certo quando se estuda antes.


Paulo considera que vivemos um momento bem interessante e isso o deixa bastante estimulado. Com a saída futura da Petrobras do setor de refinaria, haverá uma nova condição de mercado a ser apresentada. “Atualmente, todo mundo compra igual. No futuro, existirão refinarias independentes que poderão subir e baixar os preços como quiserem. O mercado é que irá conduzir, mas haverá também a transação voltada para a importação, na qual o governo será responsável pela regulamentação, como já acontece nos Estados Unidos e na Europa. Essa será uma nova realidade, mas a Larco chegou a níveis de trabalho, produtividade e assertividade tão altos, que tem tranquilidade em relação a esse movimento”, destaca.


Ainda de acordo com Paulo, por a Larco ser uma grande empresa baiana, isso se torna uma referência e um bem para o nosso Estado. Outro ponto que é o grande diferencial no Brasil: garantia do abastecimento. “Nunca faltou produto para a Larco. E a melhor notícia de todas é que a empresa está crescendo! Em 2020, acontecerá uma expansão de 50%, mais uma vez. Então, se a Larco não existisse, o mercado não seria tão competitivo e, consequentemente, os preços seriam maiores. A presença da empresa movi- menta o mercado e estimula a concorrência, o que é saudável, sobretudo para o consumidor” destaca.


A dica de Paulo é: “Não se assuste com um problema muito grande. Olhe para trás e veja onde você estava há um mês. Perceba o quanto já caminhou e os avanços conquistados. Então, você está no caminho cer- to, mesmo que seja mais devagar. O importante é caminhar na direção correta e deixar que o tempo se encarregue das coisas”. Ele tem praticado isso e tem dado certo.



Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png