Especial Business: Maurício Lins



Maurício Lins estudou Administração de Empresas na UNIFACS e no decorrer do curso transferiu-se para a Universidade de Miami, graduando-se com dupla especialização: Finanças e Marketing Internacional. Foi diretor de Marketing do Núcleo de Decoração da Bahia, depois obteve dois mandatos como presidente nessa mesma instituição.


É fundador, gestor e diretor da Home Design, que acabou de completar 25 anos em 2019, sobrevivendo a todas as crises e planos econômicos. A empresa possui duas lojas, sendo a primeira em Salvador e a segunda em Aracaju. Ainda na capital baiana, existe a loja Home Design Casual, que trabalha com outro nicho de mercado.


O setor corporativo da Home Design, a HD Contract, apesar de estar sediado em Salvador e em Aracaju, atua em todo o Brasil. A empresa nasceu quando Maurício foi morar nos Estados Unidos e começou a observar com certa frequência amigos brasileiros comprando móveis em lojas em Miami e enviando-os para o Brasil. Seu pai, que era um visionário, e Maurício, que tinha 24 anos na época, decidiram participar de uma feira internacional, comprar diretamente das fábricas, importar para o Brasil e vender diretamente ao consumidor final, e assim nasceu a Home Design. Nessa época, Maurício era responsável por toda a negociação, pelo fechamento de contratos de exclusividade e pelo embarque para o Brasil. Hoje, a Home Design só vende produtos nacionais.


O período do maior impacto negativo da economia no setor de Decoração e, consequentemente, atingindo a Home Design, começou em 2016, estendendo-se até o primeiro semestre de 2018. O setor da Decoração está intrinsecamente ligado ao setor da Construção Civil, que sofreu muito com a crise e com a demora de aprovação de um novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) para a cidade de Salvador.


Com relação à crise, já havia certa previsão de que aconteceria, ou seja, os diretores da Home Design não foram pegos totalmente de surpresa. Eles tiveram tempo para melhor capacitar os colaboradores, principalmente quando contrataram a Fundação Dom Cabral; Maurício foi responsável por envolver todos os setores da empresa e, com isso, trabalhar melhor no processo do plano empresarial, atrelado ao planejamento estratégico.


Foram adotados novos indicadores e a ideologia foi aperfeiçoada, servindo como um norte para todos os colaboradores da empresa. Existiu também o empenho em divulgar a solidez e a seriedade da marca ao mercado. Alguns setores foram terceirizados, custos desnecessários foram cortados, contratos foram renegociados e o quadro de empregados foi readequado, tudo isso sem perder eficiência e sempre realizando as correções necessárias.


“Com a injeção de capital no setor da Construção Civil, a baixa de juros para financiamento, tanto para os construtores quanto para os adquirentes, e o alto índice de confiança que está envolvendo o setor produtivo, existem excelentes perspectivas para o crescimento também do mercado de Decoração. Entretanto, tudo isso é muito recente e o setor vive de entregas de imóveis e não de construção em si. Os imóveis começarão a ser entregues somente no segundo semestre de 2022, ou seja, haverá um hiato de dois anos e meio para a transição. Enquanto isso haverá a necessidade de explorar novos mercados, novos nichos de mercado e ser eficiente com relação às poucas entregas que acontecerão”, pontua.


Ainda de acordo com Maurício, a Home Design é muito orientada para a satisfação do cliente, sendo reconhecida como o melhor pós-venda do setor, tanto por parte dos profissionais de Decoração e Arquitetura quanto pelos clientes finais, que acabam sempre voltando.


Outro fator que contribui positivamente a favor da empresa é a sua solidez e seriedade, pois com a alta taxa de mortalidade de instituições que houve durante os anos turbulentos, principalmente no setor de Decoração, a confiança na Home Design tem sido bastante decisiva perante um cliente final muito desconfiado.


Por isso, a Home Design investe cada vez mais em pesquisas para conhecer o índice de satisfação de seus clientes em todo o processo da venda e pós-venda. Atualmente, existe um investimento em algumas ferramentas de inovação que irão gerar, ainda mais, novas experiências aos clientes quando eles estiverem visitando o showroom.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png