Especial Business: Maria Constança Carneiro Galvão



Maria Constança Carneiro Galvão tem 71 anos e um coração brando e sereno. E apesar de ser extremamente exigente, se declara extremamente humana. Formada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Auditoria na Fundação Visconde de Cairu, desde cedo, muito íntima com a Matemática, entrou como estagiária na companhia de energia COELBA, onde permaneceu por 27 anos e se aposentou como assistente de diretoria financeira. Empreendedora, um ano depois, resolveu abrir o seu próprio negócio de Contabilidade, juntamente com Renato Andrade Galvão e Fernando Carlos Cardoso Almeida, a Rencont Consultoria e Contabilidade – especialistas em Contabilidade para entidades governamentais e não governamentais, em consultoria para a Previdência Privada e partidos políticos, além de darem cursos e treinamentos na área.


Dinâmica e bastante ativa, Constança é conselheira do Conselho Federal de Contabilidade, vice-presidente operacional da Academia Baiana de Ciências Contábeis (ABACICON), além de ser membro e conselheira de inúmeras instituições da área. Foi presidente do IBRACON e a primeira mulher a presidir o Conselho de Contabilidade da Bahia (CRCBA). Ela também é coautora do livro “Contabilidade Eleitoral” e motivo de orgulho para todos os baianos por representar a classe em palestras fora do Brasil, como na Universidade de Coimbra e em Évora, ambas em Portugal.


mbas em Portugal. Colecionadora de muitos títulos e homenagens, Maria Constança não pensa em parar de trabalhar e diz que o amor pelas pessoas e pela profissão a faz se sentir feliz e muito viva. “Quero continuar contribuindo com o país e deixar o meu legado como inspiração para essa nova geração fazer do Brasil um lugar mais justo e mais bonito”, pontua. E além de ser uma referência na sua área de atuação, também é reconhecida por todos da classe contábil e da Junta Comercial do Estado da Bahia como exemplo de profissionalismo, força, determinação e carisma.


Para Maria, os anos de 2017 e 2018 foram de grandes entraves e tumulto em todo o segmento do empresariado. “Aprendemos desde cedo que em tempos assim, temos que tirar o “s” da palavra “crise”, que ela vira: “crie!”. É de extrema importância renovar e reinventar o próprio negócio. Logicamente, quando perdemos clientes, isso gera um grande impacto na redução de pessoal, considerando as dificuldades que iremos enfrentar. Entretanto, procuramos fazer a diferença. O país parou e buscamos intensificar as nossas ações como profissionais da área de serviço no segmento público, analisando cada momento e com total atenção, como sempre, para os nossos clientes. Pois eles são a razão de ser da nossa empresa. Além disso, buscamos compartilhar conhecimentos através de cursos de capacitação e trabalhando com parcerias. Com isso, tocamos o nosso negócio com habilidades e estratégias, focando sempre no público- -alvo e com zelo pela nossa empresa. Atravessamos crises, cuidamos, passamos por elas com equilíbrio e estamos aqui há mais de 23 anos. Trabalhando com ética, profissionalismo e responsabilidade”, destaca.


Com relação ao futuro, Constança espera que o mercado seja aquecido, principalmente por vivermos um momento forte da tecnologia, no mundo digital. “Somos responsáveis por um legado de informações precisas e dinâmicas para o nosso negócio. É necessário entender o que o cliente espera de nós. Para isso, é fundamental o trabalho em equipe, com todos unidos e focados no objetivo de buscar resultados. Somos responsáveis por municípios de pequeno e grande porte, onde geramos o nosso negócio de contabilidade, consultoria, assessoria e estratégias do bom andamento do serviço, com agilidade e precisão. Sendo assim, estamos otimistas e não podemos deixar que a situação atual invada o nosso espaço com o pessimismo, pois permanecemos no mercado mostrando para que viemos e o que fazemos. Não vamos cruzar os braços, somos uma equipe equilibrada, com profissionais capacitados para as atividades que lhes forem impostas e almejamos fazer muito mais”, frisa, destacando que ter uma boa rede de relacionamentos é fundamental para gerir o negócio com eficiência e efetividade, para que as empresas sigam em frente com otimismo e expectativa de que dias melhores virão.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png