Especial Business: Marcelo Ribeiro



Marcelo Ribeiro é engenheiro civil de vocação e formação, graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1991, após passar toda a sua infância e adolescência em Feira de Santana, onde conviveu diretamente com o trabalho de engenheiro de seu pai dentro do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER).


No início da carreira, Marcelo se especializou em Engenharia Rodoviária e passou por algumas empresas como a Viriato Cardoso, Froylan, Agripec, Planurb e A. Madeira. Nessa mesma época da juventude, envolveu-se de forma paralela com o mercado de entretenimento, trabalhando em algumas produtoras de eventos e blocos carnavalescos.


Essa imersão no mundo do Carnaval da Bahia, além de trazer uma experiência significativa na sua relação com as pessoas e de fortalecer a sua veia comercial, o fez conhecer Ulisses, um dos seus atuais sócios na Bent.


Em 1999, entrou na OAS como engenheiro júnior e saiu em 2016 como superintendente. Esse foi, com certeza, o período de maior maturação das suas capacidades profissionais. Além de se pós-graduar e se especializar em Gestão de Projetos, Engenharia Econômica, Modelos de Governança e Estratégias de Negócio, também passou por vários lugares como Recife, Rio de Janeiro, Lima e Quito, e foi responsável por grandes projetos como o Arco Rodoviário, o Esgotamento Sanitário da Barra da Tijuca e o Teleférico do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro; a Línea Amarilla, no Peru; e a Arena Fonte Nova, em Salvador.


Em 2016, deu a maior guinada da sua vida profissional, tornou-se empresário após abrir a Bent Investimentos e Participações. A empresa nasceu em Salvador, fruto de um sonho de trabalhar no desenvolvimento de projetos que colaborassem com o progresso da cidade e do Estado. Os atuais sócios da Bent, Marcelo, Oldgard, Marcos, Ulisses, Clay e Azevedo, se propuseram desde o início a somar competências técnicas e pessoais, acumuladas ao longo de vários anos de experiência no mercado empresarial, para desenvolver negócios, Business Development e negócios garimpados nos segmentos comerciais, econômicos e industriais mais atrativos. Apesar de focarem em projetos vinculados à saúde, à infraestrutura e a serviços, nunca fecharam os olhos para nenhuma oportunidade que pudesse trazer mais desenvolvimento para a região.


Os anos de 2017 e 2018 foram extremamente difíceis para a Bent. Muitas alegrias e sucessos foram vividos, mas sem esquecer as inúmeras dificuldades que os fizeram mais fortes e motivados. A brutal recessão econômica no país, um turbulento período político e principalmente uma tremenda falta de confiança do mercado foram os fatores que mais impactaram no desempenho, mas nada disso foi um impedimento de olhar para frente, de se reinventar e desenvolver diversos projetos e negócios inovadores em áreas como Marketing Place em Telemedicina, serviços para a Terceira Idade, tratamentos de resíduos sólidos, tecnologia adaptada à educação e à empregabilidade, serviços humanizados de saúde, implantação de pequenas indústrias e startups.


Para Marcelo, o Brasil está parado e a economia não consegue deslanchar. Para que isso aconteça é preciso recuperar a capacidade de investimentos do Poder Público, aumentar a confiança dos investidores internos e externos e voltar a gerar emprego e renda para a população, só assim pode-se elevar as taxas de aumento do PIB e voltar a crescer.


Logicamente, as reformas estruturais como a da Previdência e a tributária, a redução da SELIC, a privatização de estatais e a estabilidade política poderão trazer para os próximos anos um cenário de crescimento sustentável da economia, mas Marcelo, particularmente, acha que esse crescimento não será tão expressivo nos próximos dois anos.


“É extremamente necessário que, além dessas conquistas macroeconômicas, os investidores baianos comecem a confiar mais no mercado produtivo da nossa região. É urgente acabar com o costume de querer consumir produtos e serviços de fora. A missão da Bent no universo empresarial é trabalhar incessantemente no intuito de produzir oportunidades, projetos e negócios que sejam excelentes opções de investimentos para todos aqueles que queiram colaborar com o desenvolvimento da Bahia”, finaliza.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png