Especial Business: Luciano Sousa



A paixão de Luciano Sousa por inovação, tecnologia, finanças e tributação foi construída ao longo das sucessivas experiências profissionais, tendo início em 1982, no Banco do Brasil, sua primeira referência sobre os aspectos financeiros do mundo empresarial.


Já o estudo da tributação começou cinco anos depois, em 1987, durante a sua passagem pela Secretaria de Fazenda estadual e pela Secretaria da Receita Federal. Conhecimento que foi ampliado com trabalhos e estudos desenvolvidos no âmbito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), ambos em Washington-USA.


Tais experiências financeiras e tributárias acumuladas até então foram expandidas após o convite recebido pela Petrobras para contribuir com a reestruturação e direção de toda a atividade tributária daquela empresa.


Contudo, essa vivência de cinco anos no Rio de Janeiro, bem como a experiência de um ano em Buenos Aires, liderando a “due dilligence” da empresa Perez Companc, constituiu o ali - cerce sobre o qual foi possível, em 2003, ingressar no mundo empresarial com a constituição da Lex Consult e, concomitantemente, com o desenvolvimento do software tributário que iria conquistar o mercado brasileiro de auditoria eletrônica.


Essa decisão da Lex de desenvolver um software de auditoria e compliance, justamente no momento em que as obrigações tributárias das empresas deixariam de ser feitas em papel e passariam a ser feitas através de arquivos eletrônicos, lhe valeu o pioneirismo no setor.


Com efeito, o software conhecido como SGTLex (sistema de governança tributária da Lex), primeiro a ser certificado pela SAP no Brasil, através do “COIL – Co-innovation Lab”, foi desenvolvido para as empresas se certificarem de que as suas informações fiscais apresentadas ao Fisco estão condizentes com a legislação tributária vigente, seja no nível federal, estadual ou municipal.


Assim é que, beneficiada pelo pioneirismo e pela visão do crescente aparelhamento tecnológico das entidades fiscais (principalmente a Receita Federal e as Secretarias de Fazenda estaduais), relativamente aos mecanismos de controle de evasão fiscal, a Lex conseguiu, ao longo de todos esses anos, conquistar o mercado brasileiro de auditoria eletrônica, oferecendo ao mercado um software com diferenciada capacidade de identificação de erros e oportunidades de ganhos fiscais para as empresas, o que lhe permitiu conquistar clientes de grande porte, como é o caso da Vale, da Petrobras, da Transpetro, da BR Distribuidora, da Braskem, da Votorantim, do Walmart, dentre muitos outros.


Em 2011, a empresa decidiu que era chegado o momento de desenvolver outro sistema inovador e revolucionário na área tributária, só que dessa vez dedicado à apuração de tributos, com altíssima velocidade. Investiu, portanto, no desenvolvimento de um software de apuração totalmente configurável – em que não fosse necessário alterar o código-fonte do sistema para acompanhar as alterações de legislação, mas, simplesmente, efetuar uma rápida configuração/ajuste em uma camada do software especificamente dedicada a esse fim.


Para levar a efeito essa estratégia, a Lex procurou a alemã SAP (maior empresa de software de gestão do mundo) e conseguiu demonstrar a eles a imensa oportunidade que o mercado brasileiro representava. Como resultado foi constituída uma Joint Venture, através da criação da All Tax Platform S.A., tendo como sócios, além da Lex, a SAP e a Agile Solutions, empresa com forte presença na região do Vale do Silício, na Califórnia, e experiência nas tecnologias inovadoras lançadas constantemente pela SAP no mundo.


Em números, os softwares da Lex (SGTLex) e da All Tax (TIM - P-Tax Intelligence Management Platform) já são responsáveis pela apuração, auditoria e recolhimento, aos cofres públicos, de um montante de tributos superior a R$ 220 bilhões por ano no Brasil.


A meta da All Tax e da Lex para este ano é de um crescimento da ordem de 200% na quantidade de clientes usuários dos seus sistemas, considerando as propostas já enviadas e sob análise das empresas.


Fiel ao seu DNA de inovação e olhando para frente, buscando continuar melhorando a vida das pessoas e das empresas, a Lex já trabalha no desenvolvimento de novos produtos e serviços, envolvendo temas como cibersecurity, machine learning e seguros financeiros diferenciados para a garantia de demandas tributárias judiciais.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png