Especial Business: Luciano Sampaio



Luciano Sampaio tem 47 anos, nasceu em Salvador, é casado com Alice e pai de Cecília e Beatriz. É filho de Luciano, advogado, e Maria, empresária. Criado no bairro da Graça, sempre gostou de praticar esportes como futebol, surf, skate, patins. Formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Finanças Corporativas, em 1994, iniciou a sua carreira em auditoria, após ter trabalhado em empresas locais como Paes Mendonça, Fundação José Silveira, entre outras.


Desde o início da sua carreira, descobriu que o mundo que se apresentou através da auditoria externa seria o caminho a trilhar. Nessa profissão, identificou que não existiria rotina e que grandes desafios estavam por vir. E foi isso que encontrou nas interações com pessoas de formações diferentes, de diversas indústrias, culturas, cidades e países, sendo algo que agregou muito ao profissional e ao ser humano Luciano.


Sempre teve como características marcantes a resiliência, a empatia e a paixão nas atividades que desenvolve. Na prestação dos serviços de auditoria, esse perfil o ajudou a desenvolver excelentes relacionamentos com os seus colegas de trabalho e com os seus clientes em especial.


Ao longo dos mais de 25 anos em que atua como auditor externo, teve a oportunidade de assessorar empresas familiares e de grande porte em quase todos os Estados do Brasil. Participou do processo de abertura de capital para empresas que fizeram o registro na Bolsa de Valores do país, através da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), bem como o registro de empresas brasileiras na Bolsa de Valores de Nova Iorque através da Securities and Exchange Commission (SEC).


No ano de 2006, como processo de crescimento na carreira, foi transferido para o escritório da PwC em São Paulo. Em 2007, foi para o escritório da empresa localizado em Washington D.C. em um projeto global estratégico da companhia. Trabalhou com colegas de nove países diferentes e teve interações com líderes globais da PwC, incluindo o seu CEO.


Ao final do projeto, retornou para o escritório de São Paulo, onde foi admitido à sociedade da empresa em 2009. Em julho de 2019, Luciano voltou a morar em Salvador, onde desenvolve a liderança das operações da PwC na Região Nordeste do Brasil. É diretor no Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e associado ao Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), à AMCHAM, à Câmara Espanhola, ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e à Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC).


“Entendo que todos os segmentos de negócios foram impactados de maneira mais suave ou mais intensa, fruto das turbulências que ainda estamos enfrentando localmente e mundialmente. Por atuarmos com serviços de auditoria externa, consultoria tributária e consultoria de negócios e estratégia, também fomos fortemente atingidos. Um aspecto que nos impactou de maneira aguda foi a disrupção tecnológica. Os nossos serviços são, em boa parte, regulados há séculos. Com a chegada da tecnologia, nos movimentamos muito rápido para abarcá-la ao máximo, para que os nossos clientes passassem a ter uma experiência diferente com a PwC”, diz o executivo sobre os momentos vividos durante a crise econômica entre 2017 e 2018.


Luciano afirma que outro desafio que ainda se faz presente é a qualificação das pessoas para que estejam aptas a navegar no mundo digital. Para isso, ele e a sua equipe estão em uma jornada que chamam de “Digital Upskilling”. Em paralelo ao tema tecnológico, foram desenvolvidas diversas práticas relacionadas aos Recursos Humanos, para proporcionar um ambiente de trabalho ainda melhor. Dentre os programas desenvolvidos, Luciano destaca a licença maternidade de 180 dias, a licença-paternidade de 90 dias, o Flex Time – que permite ao profissional ter uma maior flexibilidade nos horários de trabalho – e a adoção da prática de home office.


Sobre o futuro, Luciano é pragmático: “Entendo que para os próximos anos, não somente o segmento no qual estou inserido, mas todo o mundo dos negócios será impactado com maior ou menor grau pelas megatendências. Dentre elas: as mudanças demográficas, o deslocamento dos centros de poder econômico, a urbanização acelerada, a mudança climática, a escassez de recursos e a revolução tecnológica”, resume o empresário.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png