Especial Business: Luciano Lopes



Contador, mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, com MBA na área de Finanças, Luciano do Nascimento Lopes começou a vida profissional em Auditoria e Perícia Contábil. Ingressou na Costa do Sauípe como analista contábil, passando pelas áreas de Controladoria, Operações e Asset Management até atingir a posição de gerente-geral, aos 29 anos. Em seguida, dirigiu projetos imobiliários em outros Estados do Nordeste.


Atualmente, é diretor da Prima Empreendimentos, dona do Hotel Fasano Salvador, que implantou projetos imobiliários de alto padrão na capital baiana e que também está implantando um destino turístico em Baixio (Litoral Norte da Bahia). Ainda se dedica ao ensino em cursos de pós-graduação nas áreas de Finanças, Hotelaria e Imobiliária. Além de ser presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-Bahia (ABIH-BA), para o biênio 2020-2021, após ter atuado como diretor de Marketing em 2018-2019.


Os principais desafios na sua carreira estiveram relacionados com restruturações organizacionais, estruturação financeira de projetos turísticos e imobiliários e implantação/ desenvolvimento de negócios desafiadores.


Em decorrência da crise político-econômica que se arrasta há cerca de cinco anos, o Brasil vem atravessando momentos difíceis para quase todos os segmentos econômicos. “Nesse sentido, as empresas que possuem um planejamento de longo prazo são menos impactadas por essas turbulências – este foi um fator-chave que nos permitiu atravessar um dos períodos mais difíceis no país após o Plano Real. Nossa estratégia fundamental foi centrada na concretização dos objetivos empresariais que estavam planejados para esse período (início das obras em Baixio, no Litoral Norte; entrega do empreendimento imobiliário Horto Barcelona, em Salvador; e implantação e inauguração do Hotel Fasano Salvador), reforçando, assim, o compromisso com os stakeholders - equilibrando as expectativas de todos. Concomitantemente, tomamos medidas fundamentais visando aproveitar as oportunidades futuras e que são essenciais para a expansão do negócio. Nesse período, aprofundamos a análise e o desenvolvimento de novos produtos, possibilitando o crescimento da companhia através da implantação e preparação de novos empreendimentos turístico-imobiliários”, destaca.


Com relação ao futuro, ele pontua que as expectativas macroeconômicas para os anos de 2020 e 2021 se demonstram melhores que o biênio 2018-2019. “Com isso, o mercado sinaliza que retomaremos o crescimento econômico que até então vem trazendo embaraços ao desenvolvimento dos mercados. No segmento imobiliário, a expectativa é de retomada de novos lançamentos em decorrência do aumento da renda das pessoas, da redução da taxa de desemprego, da redução da taxa de juros, da estabilização da inflação, fatores que acarretam em mais créditos para as construtoras desenvolverem os seus projetos e, por outro lado, a possibilidade de mais financiamentos para os clientes finais. Consumidores estes que estão mais maduros e com mais experiência na aquisição de imóveis, fazendo com que o processo de venda de imóveis torne-se cada vez mais lento e, consequentemente, mais competitivo”, ressalta.


Para o segmento turístico, a expectativa também é positiva. “Claro, levando em consideração a recuperação da economia brasileira, o incremento do turismo de negócios em Salvador, o aeroporto requalificado, o crescimento do turismo religioso e o aumento da demanda pelo destino Bahia, especialmente Salvador e a Costa dos Coqueiros. No entanto, é fundamental que as esferas municipais, estaduais e federais coloquem o turismo como prioridade das suas gestões, considerando que este segmento possibilitará ao Brasil incrementar a sua economia, reduzindo, assim, as desigualdades sociais, com a geração de múltiplos empregos. Algumas das barreiras ainda são a infraestrutura e a falta de promoção do Brasil nos mercados potenciais – recebemos apenas 6,6 milhões de turistas estrangeiros por ano, número que pode ser multiplicado por dez se o turismo for uma prioridade total dos governos. E, neste contexto, estamos ampliando o diálogo para contribuir diretamente com o aporte de ideias, visando ao melhor desenvolvimento desses segmentos”, finaliza Luciano.



Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png