Especial Business: Julio Ribas



Julio Ribas é engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Ao longo da sua carreira, exerceu diversas funções em indústrias diferentes, até chegar à gestão aeroportuária, área na qual está há quase duas décadas, atuando como executivo. Destaca que possuiu ótimos mentores desde a época da faculdade e ao início da carreira profissional. Foi com eles que Júlio aprendeu que a descrição superficial do seu cargo ou trabalho é o menos relevante.


“Sou uma pessoa bastante simples. Por isso, como eu me descrevo é menos importante do que como as pessoas que conviveram e convivem comigo me descrevem. Alguns dizem que sou severo, mas justo, o que me parece ótimo. Outros me descrevem como interessado em novos conhecimentos, o que também é verdade. Um dia sem aprender algo é um dia desperdiçado”, reflete o executivo.


No que se refere às conquistas profissionais ao longo da sua trajetória até aqui, Ribas elenca metas financeiras, marcas lançadas no período em que atuou na área de Bens de Consumo, projetos bem-sucedidos de fusões e aquisições e, mais recentemente, a entrega das obras de modernização do Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães, o Salvador Bahia Airport.


O engenheiro faz questão de incluir como uma dessas conquistas as diversas pessoas que um dia já se reportaram a ele e que, hoje, estão bem posicionadas na carreira. Além disso, ele também se lembra dos clientes que tiveram lucros por produtos que vendeu, dos amigos que fez pelo caminho e do aprendizado que, segundo ele, o permite assumir a liderança de um negócio em qualquer geografia e categoria.


Ribas acredita que para ser um bom gestor é fundamental ver de perto a operação do negócio e evitar ficar restrito à sua mesa de trabalho. “Um gestor deve estar em campo, nunca isolado em sua sala. No dia a dia, é comum me ver circulando no terminal, conversando com passageiros, com os operadores do aeroporto, acompanhando o andamento dos trabalhos”, comenta.


O diretor-presidente do aeroporto de Salvador avalia que o mercado de aviação é muito dinâmico, seja aqui no Brasil ou em outros países do mundo, por ser uma área impactada por diversos fatores – não somente pela crise econômica, mas, também, por alterações em marcos regulatórios, desastres naturais, o fortalecimento de destinos, conflitos.


“A VINCI Airports assumiu o aeroporto de Salvador em janeiro de 2018 e desde então a economia brasileira pouco avançou, porém nós crescemos em número de passageiros e de destinos atendidos. A possibilidade da operação de companhias aéreas com 100% de capital estrangeiro, a consolidação do fim da franquia obrigatória de bagagem (o que permitiu às companhias cobrar pela bagagem despachada) e o fim da necessidade de visto para norte-americanos, canadenses, japoneses e turistas de outras nacionalidades provocaram o aquecimento do mercado”, analisa.


Além disso, Julio lembra que Salvador e a Bahia vêm passando por uma onda bastante positiva nos últimos anos em relação ao fluxo turístico, com o crescimento da promoção desses destinos. A capital, em particular, recebeu melhorias em sua infraestrutura e, recentemente, inaugurou um Centro de Convenções que, de acordo com o executivo, deve impulsionar o turismo de eventos e negócios.


Ribas aposta que viveremos um momento positivo no mercado brasileiro de aviação. Ana - lisa que a economia começa a se recuperar, as companhias do tipo low cost passaram a enxergar o Brasil como uma opção, os aeroportos estão sendo transferidos para a administração privada e recebendo investimentos massivos. “Há vários fatores que sustentam o meu otimismo. Todavia, precisamos avançar na questão regulatória, tornar o ambiente de negócios menos burocrático”, diz o engenheiro.


“A redução de tributos aplicados ao setor também seria bem-vinda, já que os impostos encarecem as passagens e tornam as viagens de avião menos atrativas para os brasileiros de menor renda. A concessionária do aeroporto de Salvador não tem medido esforços para desenvolver o potencial de tráfego aéreo da Bahia. Em menos de dois anos de gestão, já tínhamos atraído oito novos destinos regulares e quatro companhias aéreas internacionais", conclui.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png