Especial Business: José Roberto Reis de Oliveira



José Roberto Reis de Oliveira é diretor da CIN Capital Intelectual, empresa com atuação nacional na área de organização e realização de eventos corporativos. É sergipano de nascença, com muito orgulho, e baiano de coração. Administrador de empresas pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), com MBA Internacional em Marketing, é pós-graduado em Recursos Humanos. Tem formação completa em Coaching Life e Professional.


Sempre atuando na área de Treinamento e Recursos Humanos, iniciou a sua carreira profissional no Grupo Odebrecht, depois passou para a Caraíba Metais. Após um período de seis anos, adquiriu a IBAP - Treinamento e Consultoria, empresa da área de treinamento, tendo trabalhado com muitos profissionais do Polo Petroquímico da Bahia e de outros Estados. A IBAP foi eleita, por dois anos consecutivos, como uma das três melhores empresas de treinamento empresarial do Brasil, recebendo o prêmio Top of Mind da área.


Em 2007, José Roberto fundou a CIN, na qual tem realizado grandes eventos. Criou, inclusive, o projeto “Notáveis Personalidades”, trazendo para palestrar na Bahia nomes ilustres como Roberto Justus, o técnico Bernardinho, o filósofo Mario Sergio Cortella, Luiza Helena Trajano, James Hunter (autor de “O Monge e o Executivo”), Monja Coen, Leandro Karnal, Tim Galley (criador do Coaching), Clóvis de Barros Filho, entre outras personalidades.


Assim, ao longo desses quase 30 anos de atuação na área de Educação Corporativa, José Roberto tem deixado um legado de milhares de vidas e empresas impactadas positivamente.


“Na minha visão, os anos de 2017 e 2018 foram anos de turbulências e crise, ou melhor, de oportunidades. Então, procuramos nos adequar à realidade, diminuindo e otimizando custos e riscos, realizando eventos e treinamentos mais apropriados e adequados ao momento. Como dizia Peter Drucker, o maior guru da Administração de todos os tempos, em tempos de prosperidade, uma empresa deve duplicar o investimento em capacitação, em tempos de crise, deve quadruplicá-lo, porque precisará de mais habilidades ainda para produzir os mesmos resultados obtidos nos bons tempos”, afirma o executivo.


Em 2020, ano para o qual José Roberto tem uma expectativa positiva, a CIN já está se programando para realizar grandes eventos em Salvador. O empresário destaca ações como o “Meeting: Invest Day”, em 25 de março; o “2o Business Coaching Convention”, em 17 e 18 de abril; e o “4o Fórum Prospera Experience”, em 13 de junho.


Para o administrador, o futuro das pessoas neste momento de revolução tecnológica passa muito por duas perguntas: como preparar e capacitar pessoas para o futuro? E como as mudanças no mundo afetam esse processo? José Roberto defende que os processos que acompanhamos nos últimos anos foram apenas a ponta do iceberg.


O especialista em Educação Corporativa afirma que a Revolução Industrial e a Tecnológica trouxeram a necessidade de formação de profissionais adequados às novas exigências, que passam por modernizar o modelo de ensino ainda visto na maioria das faculdades, tendo apenas o professor na sala de aula como o detentor de todo o conhecimento.


“Precisamos formar seres humanos, cada qual com os seus objetivos, necessidades, habilidades diferentes e desenvoltura comportamental, para que tenham maiores oportunidades de sucesso, considerando uma formação mais ampla, que envolva colaboração, resolução de problemas, criatividade, comunicação, visão empreendedora, relacionamento interpessoal, pensamento criativo, entre outras habilidades indispensáveis para a vida”, enfatiza.


“O futuro passa pela educação transformadora, que precisa focar nas pessoas, independentemente do cenário tecnológico e do seu impacto. A CIN, dentro da sua expertise, que é a Educação Corporativa, pretende contribuir para o aperfeiçoamento, a capacitação e o desenvolvimento das pessoas e das empresas neste cenário de oportunidades, desafios e crescimento econômico do país”, completa José Roberto.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png