Especial Business: José Azevêdo Filho



José Azevêdo Filho é um homem determinado. Considera que tem uma boa interlocução, consegue ouvir, interpretar e se comunicar bem para dar feedbacks, isso faz com que ele mantenha amizades com os seus clientes, aumentando o seu networking e tornando-o produtivo. Ele entende que tem o DNA de um empreendedor; certa “inquietude” que o faz buscar sempre novos voos, desafiando-se, o que não permite gerar acomodação em nenhum novo negócio ou projetos.


Formado em Análise de Sistemas pela UNIFACS, cursou posteriormente Administração de Empresas. Cursou também uma pós-graduação em Finanças pela UCSAL, um MBA em Marketing Internacional pelo IPAM e um MBA em Gestão de Franquias pela USP.


No início da sua trajetória profissional, abriu mão de um cargo de executivo, com um futuro promissor, em uma empresa de grande porte, para investir em sua “carreia solo”. Isso lhe abriu um novo horizonte, principalmente para que ele pudesse conseguir administrar mais de oito mil unidades habitacionais, desde cooperativas a planos de arrendamento residencial da Caixa. Também produziu festivais de imóveis, através da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI), como o Festival da Casa Própria, que hoje é elaborado pela Caixa.


Permaneceu durante 16 anos como diretor da ADEMI-BA. Ingressou no rádio conduzindo um programa como âncora, no segmento do mercado imobiliário e voltado para entrevistas, o que o ajudou no desenvolvimento do poder da comunicação e lhe permitiu estrear na TV Band, no programa Band Imobiliário. Por fim, ingressou há 10 anos na RE/MAX, uma empresa que hoje tem mais de 350 franquias espalhadas pelo Brasil. Agora, parte para um novo desafio, abraçando outras áreas.


José diz que o sofrimento para o mercado imobiliário vem desde a crise de 2014 até meados de 2019. Considerando as suas duas empresas, na Ello Imóveis, a crise impactou todo o negócio, já que se trata de uma empresa voltada para o mercado primário de lançamentos (com os incorporadores receosos em colocar os produtos no mercado, houve menos lançamentos); os juros estavam muito altos e, evidentemente, o desemprego também, impactando, então, na redução dos produtos e forçando a busca do aumento do share para poder entregar o mesmo faturamento em novos mercados.


A grande inovação da Ello parte um pouco para a interiorização, pelos empreendimentos horizontais (que são os loteamentos de casas nos quais se cria uma expertise forte na coordenação dos produtos), mantendo a chama acesa, fazendo a marca ser vista e desejada, exercendo uma liderança interessante, até pela questão da segmentação.


Na RE/MAX, a crise impactou de maneira muito mais positiva, porque as pessoas partiram para o mundo da franquia ingressando onde lhes fornecessem experiências de sucesso com know-how e as deixassem mais confortáveis no ingresso da vida individual. “Houve um incremento muito grande, pois se oferecia tudo isso através dos nossos treinamentos e das experiências vividas em vários países do mundo. A qualificação é um determinante da RE/MAX; ela oferece treinamentos e estimula uma busca incessante por conhecimento, e, assim, conseguimos obter boas performances dos corretores. A empresa tem uma universidade física e uma remota, nas quais os corretores buscam e recebem treinamentos dos melhores formadores – não somente no Brasil, mas também no mundo – do mercado em que eles estão ingressando”, destaca.


Para o futuro, José espera um ambiente de negócios mais próspero, uma economia em recuperação, um Brasil com muito mais crédito para as pessoas e para as empresas menores. Esses fatores, com certeza, gerarão um crescimento também para o mercado imobiliário. “Esperamos um crescimento mais sustentável no mercado, sem aqueles ‘arremessos loucos’, que eram negativos. Evidentemente, não ficar dependente somente de financiamento através dos bancos privados ou de agentes financeiros, mas também ter outros mecanismos com os quais seja possível financiar o imóvel, para que, nos próximos dois anos, tenhamos um mercado imobiliário muito pulsante”.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png