Especial Business: João Massa Viana Filho



João Massa Viana Filho se considera uma pessoa comum, de hábitos mais ou menos semelhantes aos da maioria dos brasileiros. Acorda sempre muito cedo, lê as notícias do dia e faz exercícios físicos. Gosta de pensar; corpo são, mente sã. E tem dois pilares em sua vida: sua família, a qual procura honrar com as suas ações, e a ética. Descobriu a sua vocação para os negócios muito cedo. Sempre acompanhou a rotina de trabalho do seu pai (que o fazia passar parte das férias, desde os 13 anos, trabalhando no setor financeiro de sua fábrica), que é e sempre foi uma referência para ele em tudo na sua vida.


“Aos meus 14 anos, eu já havia escolhido o mercado financeiro. Sempre gostei de macroeconomia, do movimento financeiro e do giro dos negócios. Sou graduado em Economia pela Universidade Salvador, atuando em empresas ligadas aos mercados financeiros e de capitais”, frisa. Sua maior conquista profissional até o momento é a confiança que os clientes da Azimut depositam no seu trabalho e em sua tomada de decisão.


Para o economista, os anos de 2017 e 2018 foram bastante desafiadores para a economia como um todo. “Em 2017, tivemos o primeiro ano fechado do mandato provisório de Michel Temer, que assumiu o cargo de presidente no segundo semestre de 2016, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Já em 2018, a corrida eleitoral trouxe elementos de incerteza com a disparada inicial do ex-presidente Lula nas pesquisas de intenção para presidente e posterior cassação da sua candidatura. Com isso, tivemos o crescimento da candidatura de Jair Bolsonaro. Com a sua vitória e o respaldo da área econômica, entraram na agenda do Brasil reformas estruturais fundamentais para o aumento da eficiência da economia brasileira. Assim, apesar de termos passado por anos complicados em termos de crescimento, com o PIB crescendo apenas de 1%, tivemos uma queda significativa da taxa de juros e alta do índice Ibovespa nos dois anos”, pontua.


Tal ambiente do mercado financeiro acaba favorecendo empresas como a Azimut Brasil Wealth Management, voltada para a gestão de carteira de investimentos de clientes, de forma personalizada, otimizada e de acordo com o perfil do investidor. “Foram anos de forte crescimento para o grupo, que aumentou os seus ativos sob gestão em mais de 100% no período. Fortalecemos a nossa base de clientes, inovamos em produtos e serviços, contratação de pessoas, crescimento de áreas de negócio e investimento em consolidação de grupos de profissionais que já atendiam clientes sofisticados em outras instituições”, destaca.


Para João, a economia tem sofrido bastante em termos de crescimento da história do país. As empresas tiveram que fazer uma verdadeira ginástica para sobreviver e se manter rentáveis nesse período. “Imaginamos que os próximos dois anos serão de retomada do crescimento econômico, manutenção da estabilidade de preços e taxa de juros em baixos patamares. Esse é o ambiente propício para a retomada dos investimentos com a retomada da confiança dos investidores e consumidores. A nova equipe econômica está endereçando reformas macro e microeconômicas com potencial de colocar novamente o Brasil na rota de um crescimento sustentável. A equalização do endividamento público, endereçada em parte com a Reforma da Previdência, foi uma barreira parcialmente ultrapassada. A agenda de reformas deve seguir adiante, sem isso será difícil dar continuidade ao crescimento econômico.


Atualmente, vivenciamos o menor patamar de juros da história do país. A taxa SELIC (taxa básica de juros da economia) se encontra em 4,25% ao ano e com inflação projetada de 3,5%, temos uma taxa de juros real (a taxa nominal descontada a inflação) de 1% ao ano, apenas.


“Este cenário leva necessariamente os investidores a buscarem alternativas mais eficientes de investimentos e empresas focadas e especializadas em gestão de recursos. Assim, vamos investir cada vez mais em nossa equipe de gestão, análise e comercial. Também pretendemos investir fortemente em tecnologia, otimizando processos, ganhando escala e eficiência, oferecendo cada vez mais uma gama de produtos e serviços que atenda o investidor de forma extremamente eficiente”, finaliza.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png