Especial Business: João Augusto Teixeira dos Santos



João Augusto dos Santos é engenheiro químico formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1997. Iniciou a sua carreira profissional na Brahma, onde participou da montagem e startup da Cervejaria Águas Claras, em Estância-SE. Após a fusão entre a Antarticta e a Brahma, foi transferido para a Antarctica. Em 2001, assumiu um novo desafio na antiga Dusa, hoje Kordsa. Em 2008, mudou para a Braskem, trabalhou lá por mais cinco anos, retornando para a Kordsa em 2012, onde permanece até hoje.


“A Kordsa é uma grande empresa multinacional turca que atua em todo o mundo na fabricação de lonas e fios de nylon e poliéster para reforços de pneus. Também produzimos produtos para o reforço de concreto e compósitos em fibra de carbono, além de sermos a maior fornecedora de nylon para reforços de pneu no mundo”, frisa.


Na multinacional, João retornou como diretor de Manufatura e, em 2014, foi conduzido ao cargo de diretor-presidente. Ele se considera extremamente dedicado e comprometido com os resultados. Segundo ele, sua maior conquista profissional foi o processo de Turn Around realizado na Kordsa. Ao chegar à indústria em 2012, deparou-se com uma situação extremamente complicada, com resultados operacionais negativos por mais de três anos consecutivos, além de um clima operacional abaixo do normal.


Uma última pesquisa realizada em 2011 revelou o resultado de 16% de engajamento. Ele iniciou, então, um trabalho para uma mudança de cultura e processos, com o objetivo de aumentar o engajamento das pessoas com o negócio.


Como resposta ao seu trabalho, opera há mais de cinco anos com resultados operacionais positivos, além de a Kordsa ter sido reconhecida, no mesmo período, como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, pela Great Place To Work Institute – instituto fundado nos Estados Unidos, na década de 1980, que realiza consultorias, produz conteúdos e analisa a satisfação dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho. Além disso, a empresa é considerada uma das melhores para se começar a carreira e uma das melhores em práticas de estágio. Em 2019, também foi classificada pela Você S/A – revista voltada para o mercado empresarial – como a corporação destaque do ano e a melhor para se trabalhar no país.


João percebe que os últimos anos têm sido muito difíceis para todos os setores, mas, com certeza, a indústria foi um dos mais afetados. “A queda do setor automobilístico foi expressiva e impactou bastante o nosso negócio. Na realidade, a empresa passava por uma situação difícil desde 2011, com seguidos anos de resultados operacionais negativos e sem perspectiva para a continuação da operação em Camaçari. Desde então, a empresa optou por focar nas pessoas, valorizando o seu principal ativo, que são os seus colaboradores. Assim, desde 2013, trabalhamos com resultados operacionais positivos, mesmo nos anos de maiores crises como 2017 e 2018”, pontua.


O engenheiro almeja que, com a estabilização da economia e a redução dos juros, o mercado volte a ser aquecido novamente e o crescimento possa retomar as boas expectativas. Além disso, anseia que o Governo Federal retorne com os investimentos e que haja uma melhoria principalmente da malha logística, que é muito deficiente.


“As reformas serão necessárias, desonerando as empresas para que os investimentos retornem. Por isso, a Kordsa acredita muito no Brasil e, em 2019, inserimos um novo produto no mercado para o reforço de concreto chamado KRATOS – ele utiliza fibras de nylon e polipropileno para o reforço de concreto e cimento, em substituição às ligas de aço e ferro”.


João Augusto espera que a construção civil retome o seu crescimento e afirma que a Kordsa tem planos de investimento de ampliação das suas linhas de produção e também na continuação da implementação da Indústria 4.0 – expressão que engloba algumas tecnologias para a automação e a troca de dados, além de utilizar conceitos de sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e computação em nuvem.


O presidente da Kordsa ressalta que sempre busca acreditar e investir nas pessoas. “Por isso, sempre falo: o mundo irá mudar, os processos irão mudar, mas nunca deixe de acreditar nas pessoas. Sem dúvida, vale a pena!”, finaliza.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png