Especial Business: Iran Vieira Melo



Contador de formação, Iran Vieira de Melo se define como uma pessoa de personalidade determinada, com aptidão para desafios complexos que estimulem raciocínios engenhosos e criativos. Com perfil detalhista, franco e direto, ele é exigente, com o espírito de dever e a consciência da responsabilidade do seu papel na sociedade.


Iran faz questão de enfatizar as suas duas grandes referências enquanto pessoa e profissional. A primeira delas é a sua mãe. Analista de sistemas, separada do seu pai logo na sua primeira infância, ela teve uma grande vocação para a resolução de tarefas ditas impossíveis, uma fé inabalável de fazer o certo, além de sempre ter assumido com grande entusiasmo as responsabilidades de toda a família. Com ela, Iran conta ter aprendido muito, mas também descobriu que, embora achasse a área fascinante, não tinha qualquer aptidão para ser um analista de sistemas.


Outro grande referencial foi o seu avô materno, que era maestro, pianista, gerente de banco e feminista. Um homem capaz de conversar sobre qualquer assunto, dos mais singelos temas interioranos passando pela situação política e econômica do país, agricultura, descobertas científicas, dentre outros. Iran ainda pontua que o avô era de uma calma e ternura infinita com as pessoas.


“Trabalho e vivo buscando a sinergia, bem como a cooperação com líderes, pares, liderados e parceiros comerciais. Sou um líder de personalidade exigente quanto aos padrões de qualidade que almejo para mim, para a minha equipe e para a empresa. Frequentemente, surpreendo as pessoas com boas doses de bom humor e generosidade, sobretudo nos momentos de turbulência. Assumo riscos devidamente calculados com o propósito de tomar decisões com responsabilidade e ética”, resume.


Sua escolha profissional foi uma carreira na qual fosse possível ajudar pessoas e organizações no alcance dos seus potenciais, através do conhecimento, da agregação de valor por meio de estratégias bem construídas, apoiadas na habilidade de gerenciamento, no conhecimento das finanças e no respeito aos limites da legalidade. Iran é especialista em Controladoria e Finanças Empresariais, estando nos últimos 23 anos em posições estratégicas em organizações de estrutura econômica consolidada e abrangência internacional.


Diante do cenário econômico entre 2017 e 2018, o atual head of finance da ITF Chemical afirma ter conseguido superar os desafios buscando o aumento da eficiência nas operações, tanto por meio de otimizações relacionadas à lean manufacturing quanto pelo foco na negociação de condições comerciais mais favoráveis com fornecedores e parceiros, além de otimizações proporcionadas por ações de elisão fiscal. Mesmo em meio à crise econômica, ele afirma que a empresa foi capaz de superar os resultados pactuados.


“Com o efeito positivo da aprovação da Reforma da Previdência, que trará uma economia de R$ 800 bilhões em 10 anos para as contas públicas, o risco-país refletido pelo CDS de 5 anos recuando aos 117 pontos, o menor nível desde 2013, a taxa básica de juros (SELIC) atingindo 5% ao ano em seu nível histórico mais baixo já registrado e com o avanço na aprovação do pacote de medidas econômicas como a desindexação do orçamento, que deverá ser anunciado em novembro pelo governo, o mercado espera com boas perspectivas uma melhora para a atividade econômica no Brasil”, diz o especialista.


Mais especificamente sobre o seu mercado de atuação, Iran afirma que, na indústria farmoquímica, grandes desafios ainda precisarão ser superados. E uma agenda muito positiva para o país seria a ampliação de incentivos fiscais hoje restritos à indústria farmacêutica. Ainda na opinião do executivo, como forma de ampliar os benefícios para o consumidor final, os insumos da indústria farmacêutica, que são providos pelo mercado farmoquímico, também deveriam gozar de benefícios fiscais, atualmente restritos aos medicamentos finais.


“Temos investido consistentemente e continuaremos a investir no desenvolvimento das pessoas, na pesquisa, na melhoria dos nossos processos produtivos, assim como na ampliação da eficiência e na capacidade da nossa planta industrial, alinhados à nossa missão que é a de contribuir para a melhoria da qualidade e o prolongamento da vida humana através da fabricação de produtos e serviços farmacêuticos”, finaliza.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png