Especial Business: Iara Andrade Schimmelpfeng



Iara Andrade Schimmelpfeng é esposa de Walter e mãe de Matheus, Lucas e João, previsto para chegar em maio. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Ruy Barbosa, com especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, é também presidente da Petrobahia e diretora na Associação Comercial da Bahia (ACB).


Vinda de uma família simples e longeva, acompanhou a atuação empreendedora dos seus pais e avós e se encantou com a capacidade realizadora do empresário e as suas contribuições em benefício da sociedade.


Filha do meio do empresário Ruy Argeu do Amaral Andrade e da arquiteta Ana Célia Tavares Andrade, desde cedo, teve a oportunidade de trabalhar nas empresas da família. Ainda menor de idade, durante o recesso escolar, substituía a telefonista ou assistentes administrativos em gozo de férias; na maioridade, como estagiária universitária, ingressou no braço varejista do grupo, tendo a oportunidade de atuar e aprender em diversas áreas. Todo esse percurso fez com que ela encontrasse a sua vocação: empresariar!


Na Petrobahia, iniciou a sua trajetória nas áreas comercial e de Logística. Atuou também nas áreas de Recursos Humanos, de Operações e financeira. Assumiu a diretoria da área de Operações no período de 2015 a 2016 e a presidência da companhia em 2017, cargo que ocupa até hoje.


Sua carreira se desenvolveu em segmentos empresariais tradicionais, liderados por profissionais mais maduros e em um universo predominantemente masculino. Esse fato a motivou a participar de associações de jovens empreendedores, com ênfase àquelas voltadas para a inovação e o empoderamento feminino. Para superar a timidez e o desafio de liderar em um ambiente de gestão tradicional, ancorou-se nos exemplos dos irmãos Ruy Andrade e Joana Soares, do primo Thiago Andrade, além da amiga e parceira Rosemma Maluf.


Questionada sobre os seus principais feitos e desafios, Iara afirma que não lhe faltaram desafios, entre eles: “Ser jovem, mulher, mãe e esposa, ao mesmo tempo em que construía uma carreira no segmento de Petróleo e Gás; ascender como principal executiva da Petrobahia no momento inicial de sucessão dos sócios-fundadores; e preparar a companhia para enfrentar as grandes turbulências do mercado”, relata.


Nos últimos cinco anos, a empresa cresceu quase 14 vezes mais que o mercado de combustíveis no Brasil; aumentou em 30% o seu market share no Nordeste; modernizou e ampliou as suas bases de armazenamento; implementou tecnologia para tornar mais ágeis e eficientes os processos; cresceu em quase 100% o número de pontos de venda com marca própria; além de ter alcançado 98% de assertividade na vendagem.


“O ano de 2017 foi de grandes mudanças no setor em que atuamos. O movimento inicial e muito desafiador para as distribuidoras de combustíveis foi o reposicionamento da política de preços da Petrobras. Por ser fornecedora primária de combustíveis fósseis, quase que com exclusividade no mercado nacional, esse movimento desafiou a cadeia de distribuição de combustíveis a inovar a gestão e incluir novos itens de controle e monitoramento, a exemplo da variação cambial”, pontua.


Já o ano de 2018 foi notadamente impactado pela greve dos caminhoneiros, como resultado da insatisfação dessa categoria profissional com a oscilação e o aumento dos preços do óleo diesel, segundo Iara. “Além dos prejuízos econômicos transmitidos a toda a cadeia produtiva nacional, conforme amplamente noticiado pela imprensa local, especialmente para as distribuidoras de combustível o prejuízo foi significativo, pois, para encerrar o movimento dos caminhoneiros, o governo adotou medidas de interferência direta nos preços do óleo diesel, reduzindo-os unilateralmente”.


Entretanto, a Petrobahia defende que o ambiente competitivo é saudável para o setor e para a sociedade, devendo o caminho permanecer aberto para novos players. “Acreditamos que o Brasil vai voltar a crescer de forma sustentável. Estamos prontos para o novo ciclo, pois modernizamos as nossas estruturas, tornando-as mais leves; realizamos a atualização tecnológica e a revisão de processos de forma contínua; estamos desafiados a identificar a melhor política para desenvolver e reter talentos; e continuaremos a investir na expansão da companhia”, finaliza

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png