Especial Business: Gerta Schultz



Gerta Angélica Schultz Quadros Côrtes tem na escrita uma paixão. Baiana, também de origem germânica, nasceu em Salvador em 1974. Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é também especialista em Direito do Trabalho e pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil.


Ao longo de 20 anos de atuação no Direito, na área trabalhista, ficou à frente de grandes sindicatos e acumula anos dedicados à docência em cursos de graduação e especialização. Gerta sempre entendeu que constava no seu destino a dedicação ao coletivo, compreendendo que a coisa pública é, por essência, de todos nós, em direitos e deveres. Assim, implicando-se na ação e no destino, em 2016, assumiu o desafio de conduzir a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia.


À frente da Superintendência Regional, ela implementou o fomento à economia solidária, com o incentivo a diversos projetos como o apoio ao processo de negociação da inclusão das cooperativas de catadores de resíduos sólidos de Salvador na coleta seletiva de materiais recicláveis do município. Outra iniciativa no âmbito da economia solidária foi a realização de exposições e feiras de artesanato para divulgar o trabalho desenvolvido pelos empreendedores.


A aprendizagem profissional no Estado da Bahia ganhou reforço com a atuação marcante da Superintendência Regional no desenvolvimento de importantes projetos voltados para jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, dentre eles o projeto de aprendizagem em parceria com os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA).


Gerta idealizou o projeto Aprendiz em Cena, pioneiro na Bahia, pelo qual tem especial e apaixonada dedicação, que em parceria com a Associação Fábrica Cultural visa à qualificação de jovens artistas, majoritariamente negros e em situação de vulnerabilidade social, os quais aprendem técnicas de direção de teatro e de palco, cenografia, entre outros ensinamentos aplicados e adotados nos campos da arte e da cultura.


Com toda a sua experiência na área do Direito do Trabalho, ela, a convite de grandes entidades e instituições, proferiu palestras em diversos eventos sobre as alterações nas relações de trabalho com o advento da Reforma Trabalhista, com destaque para a sua participação como palestrante no Fórum Nacional de Reforma Trabalhista e em tantos espaços de diálogos realizados nos recentes anos de implantação da Reforma, juntamente com outros profissionais renomados do Direito. 


Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido à frente da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia, no ano de 2018, Gerta foi condecorada pelo Presidente da República com a comenda de Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, importante honraria concedida a diversas autoridades e personalidades do Brasil e do exterior que prestaram ao país serviços relevantes para a produção, a coletividade e o bem-estar do trabalho. Em 2019, Gerta Schultz foi agraciada com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia – Comenda Ministro Coqueijo Costa, entregue a personalidades e instituições nacionais ou estrangeiras que se destacaram no Direito ou em outra atividade sociocultural ou que prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho.


Após ter cumprido com reconhecida excelência o múnus de superintendente por mais de três anos, Gerta Schultz tem um novo desafio que propõe e objetiva a implementação de um projeto arrojado de mediação e arbitragem na Bahia, seguindo uma linguagem de solução de conflitos de eficiência revelada no mundo inteiro e em franco desenvolvimento no Brasil. Seu desafio, agora, aponta para fortalecer a Bahia como centro referenciado, como já vêm garantindo os Estados do Sudeste, de modo a viabilizar a instalação de um eficiente foro privado de mediação e arbitragem de conflitos, que permita assegurar aos entes empresariais locais um ambiente seguro e célere na solução de suas controvérsias, evitando a exportação dessa tutela e mitigando a sobrecarga do Poder Judiciário.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png