Especial Business: Francisco Catelino



Uma pessoa de hábitos simples, muitos amigos, voltado sempre para a família e para o trabalho. É assim que se descreve Francisco Catelino, formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Filho de um comerciante espanhol, Francisco começou a trabalhar com carteira assinada aos 13 anos. Ainda muito jovem, ingressou no serviço público federal na UFBA, onde desempenhou variadas funções, com êxito.


Foi assessor de diversos reitores, subchefe do Gabinete da Reitoria, superintendente estudantil e chefe do Gabinete da Vice-Reitoria. Já no Governo da Bahia foi assessor-chefe da Secretaria da Fazenda e subsecretário em exercício da pasta. Na Prefeitura de Salvador, foi diretor-geral de Comunicação Social.


Em sua trajetória na iniciativa privada, atuou como assessor jurídico da diretoria da Rede Bahia, assessor da diretoria da Construtora MRM, assessor da presidência da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), assessor da presidência da Carballo Faro Import, diretor do Instituto das Advogadas da Bahia (IAB) e membro de seu Conselho Superior.


E não para por aí. Catelino também assessorou a diretoria da Perini, a Faculdade Ruy Barbosa, a Record TV Itapoan, o CETEAD e a mantenedora da Universidade Jorge Amado (UNIJORGE). Entre as suas várias participações em conselhos administrativos, são destaques o Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, o Conselho Curador da FUNOES, o Conselho Administrativo da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB) e o Conselho Social da Vida Universitária da UFBA.


No escritório de Advocacia que também leva o seu nome, Catelino ajudou a implementar uma sólida experiência na prática de planejamento e reestruturação empresarial, societária e tributária, posicionando as empresas para lidarem com a dinâmica de mercado, seja em re - cessão ou aquecimento, assessorando o desenvolvimento de negócios ou a sua readequação. “Ainda que cientes de todas as turbulências dos últimos anos, conseguimos manter o foco e enfrentar esse período de crise com muito trabalho”, afirma. Superar obstáculos faz dele um grande executivo.


O Ayres Catelino Pimentel participou, no último ano, de estruturações relevantes no mercado nacional de fusões e aquisições. Eles foram responsáveis por assessorar investidores europeus e asiáticos na compra de ativos no Brasil. Com isso, Francisco diz ter percebido um aquecimento e a atratividade dos ativos nacionais.


Assim, acreditando na retomada da economia e no aquecimento do mercado interno, o escritório segue promovendo debates sobre o ambiente empresarial brasileiro. Em outubro de 2019, os sócios compareceram à Jornada Brasil-España, em Barcelona, falando justamente sobre os aspectos tributários e societários relevantes para a realização de investimentos no Brasil.


“Atualmente, o nosso país enfrenta uma transição que considero ser necessária. Reformas estruturantes estão sendo debatidas e, pouco a pouco, podemos identificar mudanças em premissas que fomentam a reforma do mercado e do ambiente empresarial, como um todo. Meu sócio Washington Pimentel esteve no ano passado palestrando para empresários espanhóis, na Jornada Brasil-Espa ña. Com isso, pude perceber que essa é a sensação de todos os players internacionais: o nosso país segue os passos para tornar o ambiente empresarial mais propício para investimentos e desenvolvimento”, destaca Catelino.


Muitos são os títulos concedidos a Catelino em reconhecimento ao seu desempenho nessas diversas áreas ao longo da sua experiência profissional, entre eles: confrade da Base Aérea de Salvador; amigo da Polícia Federal; amigo da Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia; amigo da Agência de Inteligência Brasileira (ABIN); amigo da Marinha; Irmão da Santa Casa de Misericórdia; e amigo do Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (SINDIPOL).


“Não gosto muito de falar de mim, mas se tem uma coisa que posso dizer é que tracei e baseei a minha trajetória na construção de pontes, visando fazer o bem para todos. Bom, esse sim é o meu grande legado”, finaliza, com gratidão, Francisco Catelino.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png