Especial Business: Fernando Barros



Fernando Barros é publicitário e, desde antes de entrar na faculdade, sempre se interessou por conhecer anúncios e prestava atenção nos comerciais de TV, então, desenvolveu essa grande paixão e fascínio pela propaganda. Fez faculdade de Comunicação e cursou Administração até o quarto ano. Nunca fez outra coisa: seu negócio é fazer propaganda, fazer comunicação.


Formado em Comunicação e Jornalismo e Gerência de Negócios pela Faculdade de Gestão e Negócios, ele ingressou na Propeg em 1973 como executivo de atendimento, tendo chegado à presidência no ano de 1990. Na empresa, foi um dos principais responsáveis pelo seu sucesso e crescimento.


“A Propeg é a grande jornada profissional da minha vida. Ela foi fundada por Rodrigo Sá Menezes e seu pai, Dr. Oswaldo Sá Menezes. O que me encantava na agência era a propriedade que existia de fazer o melhor, de ser uma empresa melhor e tão criativa. Defendíamos muito o aspecto de que existia boa propaganda na Bahia, tanto quanto no Sul do país, tinha até um slogan que dizia o seguinte: ‘A Bahia exporta talento, tem sentido importar propaganda?’. De lá para cá, sobrevivemos, pois nunca deixamos de manter esse rumo e compreender que o que faz uma agência de propaganda não envelhecer é buscar estar sempre à frente. Aqui, acontecem coisas inimagináveis, pois se tem uma coisa que morremos de medo é de ficar para trás”, ressalta.


Barros também foi responsável pelo planejamento de comunicação e criação de inúmeros projetos de sucesso para grandes empresas e entidades e ainda para os Governos Estadual e Federal. Além disso, palestrou em diversos ciclos de Marketing e Propaganda e Marketing Político. E nesse meio obteve bastante êxito. “Minha relação com a política foi acidental. Nós atendíamos governos e eles eram liderados por políticos, além disso, também havia as eleições. Comecei a desenvolver interesse e a estudar o assunto, de lá para cá foram várias campanhas, com vários protagonistas, das 36 que fizemos, perdemos apenas 3. Todavia, não somos uma agência de marketing político, somos uma empresa de comunicação e propaganda. Eventualmente, fazemos o trabalho fora da Propeg, pois a marca não faz esse tipo de campanha. Quem a faz sou eu, junto com alguns companheiros que trabalham na empresa”, sinaliza.


Ao longo da sua carreira, recebeu inúmeros prêmios, entre eles o de Publicitário do Ano pelo Prêmio Colunistas Norte/ Nordeste. Em 2005, destacou-se como Homem de Marketing da Bahia, prêmio conferido pelo Conselho Editorial da Revista Marketing.


Os anos de 2017 e 2018, para ele, impactaram todas as empresas. Foi necessário se equilibrar no arame para começar a respirar no segundo semestre de 2019. E as coisas só começaram a melhorar porque a economia começou a se movimentar. Por conta disso, Fernando afirma que está entrando em um processo mais virtuoso de conquista de clientes e de aumento de rentabilidade. Mudou a estratégia da empresa e consolidou as operações fora de Salvador, indo para Estados como Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo, conquistando novos consumidores. Então, o ano de 2019 já foi de colheita de melhores resultados.


A única maneira de manter um negócio vivo, para Barros, é através da inovação. “Se o indivíduo não se preocupa em acompanhar o tempo e inovar, ainda mais neste período em que vivemos, em que o que é novo hoje amanhã está velho, acaba ficando para trás. Embora haja neste momento um fenômeno curioso, que está sendo objeto de minha reflexão e talvez escreva um artigo sobre isso, que tem como título: “Perdidos na Selva”, pois é impressionante como há a necessidade de integrar as culturas da propaganda on-line e off-line e das mídias no geral. É preciso fazer um branding de todas as maneiras que temos de comunicar, que cada dia são maiores. Um exemplo são as plataformas de streaming, que são a base e talvez sejam o futuro”, frisa.


Para o futuro, Barros acredita que os próximos anos serão ainda melhores se forem consolidadas algumas fases que o governo espera resolver junto com o Congresso, não tem dúvidas que haverá espaço para o crescimento e a prosperidade.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png