Especial Business: Fábio Lima



Clichês à parte, Fábio Lima é um homem movido a desafios. Gosta de produzir e realizar, com compromisso e ética. Sempre teve coragem de buscar o novo, e sua carreira ilustra bem isso. Formado em Publicidade, com especialização em Gestão da In - formação, militou por mais de 18 anos no Marketing Político-Institucional. Participou de diversas campanhas eleitorais para os cargos de governador, deputados federais e estaduais e prefeitos.


Atuou com o relacionamento institucional em contratos publicitários com prefeituras, Câmara de Vereadores e com o Governo do Estado. Toda essa experiência lhe garantiu expertise para atuar como gestor de crises de imagens para os mais diversos segmentos de clientes públicos e privados.


Foi diretor da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB-BA) e conselheiro por dois mandatos do Conselho de Comunicação do Estado da Bahia, além de dirigir veículos de comunicação, sendo sócio-fundador da Rede de Rádios Tudo FM e do portal de notícias Bahia.ba.


Há alguns anos, mergulhou na área de investimentos e se tornou sócio da Arazul Capital, onde atua no desenvolvimento de oportunidades de serviços financeiros através do Mercado de Capitais, Asset Management e Wealth Management, com o foco no mercado nacional e nas fronteiras de crescimento do Brasil. 


Também faz parte da job description de Fábio na Arazul Capital o relacionamento institucional do grupo com as entidades governamentais, associações setoriais e meios de comunicação social. Atualmente, ocupa a Diretoria de Relacionamento Institucional do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – capítulo Bahia (IBEF Bahia). Para Fábio, o Brasil vem atravessando uma severa e longeva crise institucional, política e financeira, que impactou quase a totalidade das empresas brasileiras.


“No caso da Arazul Capital, por ser uma plataforma de serviços financeiros, somos afeta - dos diretamente pelo humor do empresariado e dos investidores pessoas físicas. As crises são cíclicas e tenta-se construir um entendimento com os clientes de que quem prevê e se prepara para a próxima crise sai mais forte dela. Para a empresa, 2017, 2018 e 2019 foram anos de intensa estruturação interna. Áreas foram reformuladas; foi melhorada a produtividade; novas licenças foram conquistadas; foram abertos novos escritórios; foram construídas pontes com a Europa, os EUA e os Emirados Árabes; empresas foram absorvi - das; e ampliou-se o ecossistema de serviços. Enfim, trabalhamos pesado para ofertar serviços de excelência aos nossos clientes”, destaca Fábio


“O mundo e as vidas vêm se transformando muito. Hoje, a maior rede de hospedagem não tem hotéis, é o Airbnb; a maior rede de táxis não tem carros, é a Uber; a maior empresa de fotografia não vende mais câmeras e nem revela fotos, é o Instagram; a maior rede de comunicação é o WhatsApp, que enfrentou os maiores grupos de telefonia do mundo. Tudo isso em apenas dez anos. Ou seja, continuar fazendo o que sempre foi feito, da forma como sempre vinha sendo feito, não necessariamente produzirá os resultados positivos de outrora. Esse é o mindset da companhia”, pontua.


Fábio está otimista com o Brasil para os próximos anos. A economia aponta para a manutenção da SELIC baixa e da inflação controlada. Esse cenário deixa o investidor em uma situação menos confortável e o força a buscar investimentos mais sofisticados, como forma de manter o poder de compra da liquidez investida. Por outro lado, as empresas estão cada vez mais buscando o mercado de capitais, posto que conseguiu estruturar operações de funding com modelagem customizada. Soma-se a isso a redução da oferta de crédito dos bancos de desenvolvimento/ fomento. Segundo estudos de 2019 do Centro de Estudos de Mercado de Capitais (CE - MEC), as ofertas de crédito do BNDES caíram para R$ 63,8 bilhões, enquanto que o mercado de capitais financiou R$ 250,7 bilhões, o dobro do ano de 2013, auge do crédito.


Outros fatores que movimentarão positivamente o mercado de capitais são as privatizações e as concessões de infraestrutura, que estão sendo planejadas por alguns governos estaduais e pela União. Áreas como saneamento, sistemas viários e ferrovias são projects finances intensos em capital.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png