Especial Business: Editorial



Desde a década de 1990, a globalização faz parte do mundo dos negócios. Na época, essa prática dava os seus primeiros passos e surgia em meio a esse novo comportamento, uma estranha tese defendida por um grande executivo sueco, considerado visionário, pioneiro, louco, gênio e até mesmo chamado de Genghis Khan. Estou falando de Percy Barnevik, mais conhecido como CEO e, posteriormente, presidente da Asea Brown Boveri (ABB) (1988– 2002) e, mais recentemente, cofundador da organização sem fins lucrativos Mãos Dadas.


No comando da ABB, o segundo maior conglomerado europeu de Engenharia e Tecnologia de Energia, Percy Barnevik apostou fortemente na ideia da globalização (novidade na época) e transformou a empresa em uma potência mundial, com presença em mais de 140 países dos cinco continentes durante os nove anos em que esteve à frente da companhia.


Em uma década em que a Europa ainda estava longe de se unificar, ele já vislumbrava um mundo sem fronteiras econômicas. Sua frase mais conhecida é: “Pense global, aja local”. Sendo ele o principal executivo de uma multinacional que avançava pelos quatro continentes, o seu discurso soava estranho e até contraditório para a prática da empresa que liderava. Mas esse posicionamento e frase tantas vezes repetida por ele não nos parecem tão estranhos nos dias de hoje. Ao contrário, parecem até bastante óbvios. O desafio proposto por Barnevik continua de pé e mais firme do que nunca. E vale para tudo!


Sempre repito que somos uma revista baiana, feita por baianos, para baianos, mas também para o mundo. Muitos de vocês que estão lendo este texto e que já tiveram a oportunidade de me ouvir falar sobre a revista devem estar agora mesmo se lembrando dessa minha descrição a respeito da publicação. Buscamos, cada vez mais, romper fronteiras sem perder o equilíbrio e a nossa baianidade. Fazemos isso através do nosso maior tesouro: conteúdo de qualidade.


E por que todo este discurso tão global na introdução deste texto? Porque a ideia de lançar o projeto Especial Business passa exatamente pela prática tão defendida por Barnevick: pensar global e agir local. #issoéletsgo! Este Especial tem como maior objetivo reunir em torno da Let’s Go homens e mulheres com essa visão de mundo e que atuam aqui na nossa cidade, no nosso Estado, e que contribuem de forma inquestionável, cada um na sua área, para o avanço da Bahia.


Esta publicação busca reunir pessoas que fazem a diferença e consolidar a revista como um veículo reconhecidamente fomentador de networking de relevância.


À frente da Let’s Go Bahia, compreendi a importância da poderosa ferramenta que é o networking e como um veículo como a Let’s Go é capaz de atrair e reunir em torno de si empresários, empreendedores, artistas e personalidades relevantes. E por que não compartilhar isso de forma mais contundente? Por que não consolidar esse posicionamento e característica e fazer da revista mais que uma publicação, um veículo de conexão entre pessoas e histórias?


Uma boa rede de relacionamentos, composta por diferentes perfis, homens e mulheres de todas as idades e com interesses e experiências diversas, é capaz de gerar gigantescas oportunidades de negócios e relações interpessoais. E cada dia mais compreendo a capacidade que a revista tem de fazer isso; de olho em tudo o que acontece aqui e no mundo, sem perder o nosso regionalismo e a nossa baianidade, dando voz e luz à nossa representatividade, valorizando a nossa arte, a cultura, o lazer, a gastronomia, o nosso turismo e trazendo, sempre, pautas do mundo globalizado e os seus impactos no nosso contexto.


Em uma era em que telefone, WhatsApp, e-mail e redes sociais vêm ganhando tanto espaço, é um enorme desafio fazer e publicar um veículo impresso. Mas que valor este veículo ganha se ele se mostrar capaz de promover encontros “cara a cara” para conectar e solidificar relações? O projeto Especial Business busca reunir a nata do empresariado baiano e das personalidades que fazem a Bahia acontecer. Muito obrigada a cada um que acreditou neste projeto! Aproveito também para prestar uma homenagem especial à jornalista July Isensee, que, a seguir, conta um pouco da sua história em um texto sensível, que nos faz via - jar no tempo e reconhecer a sua brilhante trajetória na comunicação social da Bahia, com a sua famosa coluna social e pela qual passaram muitos dos que estão aqui nas páginas deste Especial.


Verônica Villas Bôas

Publisher da Revista Let's Go Bahia


Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png