Especial Business: Daniel Cintra



Daniel Lima Cintra, 53 anos, é natural de Salvador. Casado, com dois filhos, foi aluno do Colégio Antônio Vieira e é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Direito e Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Pós-graduado em Comércio Internacional pela Universidade Salvador (UNIFACS).


Foi executivo de uma multinacional norte-americana por 30 anos, com passagens por diversas localidades dentro e fora do Brasil. Sua carreira foi construída por atuação nas áreas de Manufatura, Engenharia, Logística, comercial e Relações Institucionais. Em paralelo, ocupou vários cargos em associações como COFIC, PROCIA, FIEB, Usuport.


Em 2017, iniciou a sua atuação na área de Consultoria Empresarial, focada na área de Suprimentos e Relações Institucionais & Governamentais, tendo realizado trabalhos com clientes nas áreas de Química, Mineração, Construção Civil e, mais recentemente, na área financeira. É vice-presidente da Associação das Empresas do Centro Indus - trial de Aratu.


Inicialmente, a sua escolha profissional se deu pelo interesse pela Química e pelas possibilidades profissionais com o Polo Industrial de Camaçari. Depois, outros horizontes se abriram dentro da empresa e atuou em outras unidades fora da Bahia e em diversos projetos. Após a conclusão de um ciclo, a sua motivação foi utilizar a experiência adquirida em tantos anos de trabalho e oferecer a outras empresas serviços de assessoria e consultoria.


Com isso, surgiu a DC Assessoria Empresarial, que está prestes a completar três anos de atuação no mercado e que em novembro iniciou o seu primeiro projeto internacional, assessorando empresas de metalurgia e construção civil.


Daniel acredita que o sucesso se dá com muita dedicação, resiliência e adaptabilidade. “Nesses 30 anos, muita coisa mudou e os profissionais precisam estar atualizados para fazer frente às transformações que vêm ocorrendo em uma velocidade cada vez maior. O que trouxe você até uma determinada etapa de sucesso será bem diferente do que será necessário para alcançar o próximo patamar”, frisa.


Sua empresa começou justamente no ano de 2017, quando o mercado já estava sofrendo bastante com a queda da atividade econômica. Contudo ele já tinha um contrato de um ano assegurado e não sofreu muito impacto com aquele momento da economia. Por outro lado, percebeu que seria necessário se reposicionar.


O fato de ter uma formação ampla lhe permitiu oferecer uma gama de serviços em diferentes áreas, aumentando a chance de atingir a demanda de serviços que poderia aparecer. Somado a isso, realizou algumas ações muito intensas junto ao seu networking, no sentido de multiplicar a sua rede de contatos.


No que diz respeito à gestão e à tecnologia, Daniel tem procurado se aprimorar nas tendências atuais, através da participação em seminários e congressos, além das iniciativas geradas pelas associações das quais faz parte. Nesse particular, a FIEB, através do SENAI CIMATEC, tem sido de grande valor, pois eles estão sempre os atualizando de tudo o que há de mais inovador no Brasil e no mundo.


Daniel vê com crescente otimismo a situação do Brasil. Acredita que um país como o nosso não pode deixar de crescer pelo menos de 3% a 5% ao ano, de maneira sustentável. “Pelo nosso potencial e pelos nossos recursos, temos essa condição. É claro que precisamos de um pacto nacional que nos permita atingir objetivos mais amplos do que apenas os interesses pessoais. Alguma coisa tem evoluído, mas as coisas precisam de muitos anos para se consolidar”, destaca.


Para Daniel, a Bahia tem sido privilegiada pelas administrações estadual e municipal, se a compararmos com outros Estados e capitais. Segundo ele, são dois bons gestores ocupando esses cargos e que, independentemente de ideologia, estão fazendo muitas obras, cumprindo os seus compromissos e se destacando junto aos seus pares no cenário nacional.


Hoje, ele realiza trabalhos de desenvolvimento de negócios para diferentes segmentos. “A área financeira, de Mineração, da Construção Civil… todos eles estão otimistas, sinalizando crescimento em 2020. Só posso compartilhar desse sentimento e me preparar para os novos desafios”, diz.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png