Especial Business: César Faria



Desde muito cedo, ainda na adolescência, César Faria sempre quis ser advogado criminalista, atraído pela magia da Tribuna do Júri. Ele sonhava em ser um grande orador.


Autodenomina-se um artesão do Direito e costuma dizer aos seus clientes que a Advocacia Criminal é uma confiança que se entrega a uma competência. Em 1985, aos 21 anos, formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), quando também estreou na Tribuna do Júri, em Salvador. Logo, abriu, sozinho, um pequeno escritório de Advocacia na Rua Chile, enfrentando as dificuldades de quem inicia essa difícil profissão. Ao mesmo tempo, buscou prestar um concurso público para uma ocupação que lhe permitisse conciliar com a Advocacia.


Assim, foi aprovado no concurso para auditor jurídico do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, sendo esse o seu primeiro cargo público, aos 23 anos de idade. Na mesma época, também foi aprovado em um concurso público nacional para o cargo de procurador federal, mas optou por permanecer no TCE, e, em 1989, foi aprovado em mais dois concursos: advogado de ofício da Justiça Militar Federal, que assumiu depois, em 1992, quando deixou o Tribunal de Contas; e, em primeiro lugar, no concurso de provas e títulos para professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, para a cátedra de Direito Processual Penal, tornando-se, aos 25 anos, o professor mais jovem da época, tendo sido escolhido patrono da turma do centenário daquela faculdade.


Aos 26 anos, recebeu o inusitado convite do então eleito governador Antônio Carlos Magalhães, que sequer o conhecia pessoalmente, para ocupar o cargo de secretário de Governo do Estado da Bahia, função que exerceu no período de 1991 a 1992.


Em 1998, foi eleito membro vitalício da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, para ocupar a cadeira de nº. 4, cujo patrono é Ruy Barbosa, tomando posse em 1999, sendo, à época, também o mais jovem acadêmico. É autor de diversas obras jurídicas: livros, capítulos de livros, artigos, além de conferencista em inúmeros congressos jurídicos.


Em 2011, juntamente com seis ilustres professores de Processo Penal da Bahia, fundou o Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP), tendo sido o seu primeiro presidente (2011/2012). Foi eleito presidente da Academia de Letras Jurídicas para o biênio 2015/2017, realizando uma reconhecida gestão de intensas atividades culturais, dando maior visibilidade e aproximando a Academia da sociedade e dos estudantes de Direito. Em 2017, ao deixar a presidência, recebeu a maior honraria da Academia de Letras Jurídicas: a Medalha Orlando Gomes.


Também é membro e atual conselheiro do Instituto dos Advogados da Bahia; membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); conselheiro nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM) para o triênio 2016/2019 e foi reeleito para o triênio 2019/2021. Atualmente, é professor associado de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, defensor público federal e advogado militante na área criminal, à frente do escritório de Advocacia Prof. César Faria, sediado em Salvador, mas com atuação também nos Tribunais Superiores, em Brasília.


César não trata o seu escritório de Advocacia Criminal como uma empresa e não enxerga os seus colegas como concorrentes. Além disso, ele afirma que, nos últimos dois anos, não ocorreu crise nesse setor. “Ao contrário, com a deflagração de grandes operações policiais em todo o Brasil, houve um aumento na demanda de causas, para quem já era especializado na área. Com as mudanças na legislação penal, sobretudo no Direito Penal Empresarial, o advogado buscou a atualização e pesquisa, inclusive, de jurisprudência, almejando continuar prestando um trabalho personalizado e cada vez mais qualificado”, pontua.


No escritório de Advocacia Prof. César Faria, se busca sempre a plena dedicação à causa que se patrocina, construindo uma relação de confiança com os seus clientes. Como consequência dessa forma de prestar os seus serviços, ao longo de mais de 30 anos, o escritório tem sido procurado para atuar em outros Estados, não somente a Bahia, pretendendo aumentar ainda mais a sua presença nos próximos anos nos Tribunais Superiores, em Brasília.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png