Especial Business: Bernardo Chezzi



Uma Advocacia que faça a diferença na vida das pessoas, que conecte ideias e atores para uma sociedade efetivamente melhor, com mais oportunidades e menos burocrática, é o propósito de Bernardo Chezzi. Trabalhando em projetos de desenvolvimento imobiliário e urbano do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, o advogado faz questão de se identificar como baiano.


Chezzi sempre se dedicou aos estudos. Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez mestrado em Direito Público na Fundação Getulio Vargas-SP, especializou-se em Direito Imobiliário (UNIFACS), Direito Urbano e Ambiental (Fundação Superior do Ministério Público) e investiu em cursos empresariais, como um MBA de Auditoria, Controladoria e Gestão Financeira na FGV-RJ e Gestões de Liderança no exterior. “Hoje, o olhar multidisciplinar é fundamental para um mundo tão multifacetado. O desafio é ser especialista, mas também ter uma visão abrangente do negócio e das pessoas”, afirma.


Sócio do escritório Chezzi Advogados, que nasceu em 2013 com a proposta de ter uma cultura organizacional de inovação, liderança compartilhada, servidora e propositiva à sociedade, Bernardo rapidamente ganhou espaços no Brasil em importantes fóruns empresariais e do setor imobiliário.


É o vice-presidente e um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário, maior agremiação de advogados, notários, registradores, magistrados e empresários do setor; compõe o Conselho da Associação de Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT); e integra o Conselho Jurídico da CBIC. Na Bahia, preside o Conselho Jurídico do Sindicato da Construção da Bahia e é o assessor jurídico da Associação de Registradores de Imóveis da Bahia.


Chezzi instrumentalizou no Estado importantes mecanismos de desburocratização e universalização do acesso da população aos cartórios. Atuando como consultor jurídico do Conselho de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça, pôde contribuir com importantes provimentos das Corregedorias, como o Provimento 08/19, que facilitou a regularização da propriedade de todos os cidadãos e o Provimento 03/20, que buscou desburocratizar as atividades cartorárias.


Apaixonado pelos desafios urbanos, Chezzi participou da reformulação do Plano Diretor de Salvador, ajudando a implementar propostas como a outorga verde (em que prédios sustentáveis pagam menos impostos) e a transformação urbana localizada, projeto de requalificação da cidade por investimentos em torno da mobilidade.


Mesmo tão jovem, compartilhar conhecimento e propiciar o surgimento de novas lideranças no setor sempre foram metas suas. Além de advogado, Chezzi dá aulas em especializações e cursos no país e atua como coordenador e professor da Especialização em Direito e Gestão Imobiliária da Faculdade Baiana de Direito desde 2015. Em 2019, com o objetivo de democratizar o conhecimento, começou o projeto de Direito Imobiliário no formato de Ensino à Distância (EAD) pelo CERS; e, com duas turmas, já reuniu mais de 500 alunos em todo o país somente na pós de Imobiliário.


Bernardo entende que a inteligência emocional, uma postura de empatia e um olhar sistêmico são hoje valores fundamentais na Advocacia, que vem mudando bastante nos últimos tempos. “É uma profissão tradicional de gestão de conflitos, que caminha do ‘eu ganho e você perde’ para o ‘como vamos ganhar juntos’. No escritório, pregamos a qualidade de vida, o engajamento social, o crescimento pessoal e profissional. Há o investimento em coaching para os nossos colaboradores e em sessões de yoga, bem como o apoio a cursos comportamentais”, pontua o advogado.


Indicado como case de sucesso internacional pelo Instituto Internacional de Gestão Legal, Bernardo palestrou sobre o escritório em um congresso envolvendo cases de seis países, re - presentando o Brasil. Participou também da Feira de Oportunidades da Bahia, do Congresso de Empreendedorismo da ADV Junior (UFBA), do Seminário de Inovação da Faculdade Positivo, em Curitiba, além de sair na capa da Revista Advogados, relatando o seu caminho para motivar outras pessoas a empreenderem e pensarem fora da caixa.



Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png