Especial Business: Antônio Carlos Lé Martini



Antônio Carlos Lé Martini se define como um homem íntegro, persistente e perfeccionista. De Salvador, é neto de italianos, filho de mãe baiana e pai paulistano, administrador de empresas por formação, pós-graduado em Finanças e em Gestão Empresarial, iniciou a sua vida profissional aos 19 anos como funcionário concursado do Banco do Brasil, onde permaneceu por 28 anos até se aposentar.


Paralelamente à carreira de executivo, descobriu “acidentalmente” a sua vocação como professor ao desenvolver e implementar treinamentos internos para profissionais do banco. Após esses treinamentos, não parou mais de lecionar. Tornou-se professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Economia e, depois, da Faculdade de Turismo da Bahia. Na FACTUR, conheceu a sua fundadora, D. Olga Mettig, que se tornou uma grande parceira de trabalho e forte incentivadora da sua vida acadêmica.


Foi presidente do Conselho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) por quatro anos. Sente orgulho e gratidão pela oportunidade que teve de contribuir, junto com todos os colaboradores, para o crescimento das APAEs e de fazer um trabalho social de tanta relevância. Costuma dizer que em uma instituição onde pulsava o amor, ele desenvolveu um forte trabalho de gestão e pôde ver surgir uma organização sustentável financeiramente, organizada, onde continuava e continua pulsando o amor, que é a base de tudo.


O seu principal feito profissional foi, sem dúvida alguma, a fundação da Faculdade de Ciências e Empreendedorismo (FACEMP), em 2003. Em um momento de vida e de maturidade em que muitos pensam em desacelerar a vida profissional, optou por montar uma empresa a partir do zero. Sempre acreditou no poder transformador da Educação em uma sociedade e no seu projeto educacional, bem como no desenvolvimento da cidade de Santo Antônio de Jesus e região, o que, de fato, ocorreu. Chegou a vender uma fazenda que possuía na época e investiu todo o valor dessa venda na faculdade. Atualmente, a FACEMP é uma referência do ensino de qualidade no interior da Bahia, principalmente para a região do Recôncavo.


O setor acadêmico também sentiu o momento dos anos difíceis de crise, especialmente quando houve uma significativa redução no FIES, o programa de financiamento público para estudantes do Ensino Superior. Outro impacto também foi a chegada do Ensino à Distância (EAD), que obteve um grande e rápido crescimento frente ao ensino presencial.


Mas Lé Martini costuma dizer que é em situações desafiadoras como essas que é preciso reforçar as crenças e os valores, partindo ainda mais para a ação. Ampliou as parcerias e os convênios com empresas privadas, possibilitando o acesso de mais pessoas ao Ensino Superior e implementou o Programa de Apoio aos Estudantes (PAE), que oferece o alongamento das mensalidades, com a consequente redução do valor da parcela mensal, ajudando a viabilizar os estudos para aqueles que mais precisam. Por fim, incentivou fortemente a capacitação de forma continuada dos professores, coordenadores e colaboradores com bolsas parciais e até mesmo integrais para especializações e mestrados.


Antônio acredita que a educação é a base de tudo. “A FACEMP contribui diariamente para o crescimento da sociedade. Já diplomou mais de dois mil alunos, com um índice de empregabilidade muito bom. Mudou a mentalidade de uma região, que inicialmente era voltada apenas para o comércio”, ressalta.


A faculdade está localizada em uma região empreendedora, mas que sempre atuou intuitivamente. Por isso, a instituição pôde oferecer o conhecimento formal e, não à toa, carrega o empreendedorismo no nome da empresa. “A disciplina está presente em todos os cursos. Essa é a nossa forma de estimular o futuro profissional: orientá-lo a mapear o mercado, a montar um plano de negócios, a fazer um levantamento de custos, dentre outras habilidades”, pontua.


Antônio também tem expectativa de crescimento do Ensino Superior nos próximos dois anos, em sua maioria no EAD. Percebe um futuro com mais investimentos públicos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, para que as universidades possam colocar no mercado cidadãos conscientes do seu valor, da sua força de trabalho e cada vez mais bem preparados.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png