Especial Business: Adriano Segura



Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Adriano Segura já sabia que seguiria a profissão muito antes disso. Desde criança, seu pai, Manuel Segura, o levava para os canteiros de obra, primeiro da empreiteira Góes Cohabita, onde era engenheiro, e depois nas obras da própria Construtora Segura, que ajudou a fundar.


Sempre inspirado em seu pai, Adriano acredita na força do associativismo, buscando o aperfeiçoamento profissional. Foi diretor da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-BA), de 2012 a 2016, e hoje ocupa o cargo de conselheiro. Foi também diretor da Cooperativa da Construção (COOPERCON-BA), de 2014 a 2017. Hoje, preside a Associação Brasileira dos Engenheiros Civis, seção Bahia (ABENC-BA).


Como empresário, Segura afirma que procura atender às necessidades dos clientes e colaboradores. “Devido ao tempo que passamos nas nossas empresas, nada mais salutar do que criar um espaço onde todos se sintam respeitados, integrados e possam fazer planos de crescimento profissional”, diz. Como pessoa, ele se sente grato por ter nascido na Terra de todos os santos, encantos e axé. “A pluralidade desta terra – racial, social, cultural ou religiosa – nos enriquece sobremaneira”, afirma.


Adriano também acredita que o segredo de uma empresa reside na capacidade de os colaboradores se sentirem partícipes de todos os projetos. “A empresa tem que ser mais do que somente o espaço de onde o colaborador retira o seu sustento, tem que ser um espaço que possibilite a sua realização e o seu crescimento profissional”.


Na Construtora Segura e Santa Emília Empreendimentos Imobiliários, Adriano buscou desenvolver o uso de tecnologias que agregassem qualidade e velocidade, com uma preocupação ecológica. Durante a sua gestão, a empresa difundiu o uso de ferramentas e equipamentos mais ergonômicos, ampliou as opções de lazer e a comunicação com os colaboradores.


Em um trabalho coordenado, foram revistos com fornecedores os serviços e produtos para que as unidades residenciais construídas pela empresa estejam em conformidade com a chamada Norma de Desempenho. Assim, foram instituídas reuniões de trabalho entre projetistas, para compatibilizar as diversas ações.


“Em 2013, fundei, juntamente com minha irmã Manuela, o Segura Izar Park, uma homenagem ao nosso avô paterno. Em 2015, comecei a pesquisar energias sustentáveis. Desse estudo, fundamos a Rah Solar, empresa de locação de sistema fotovoltaico”, lembra.


E diante da crise enfrentada pelo setor imobiliário nos últimos anos, Adriano e a sua equipe passaram a estudar mais o perfil dos clientes. Durante esse período, a Construtora Segura buscou aumentar a produção através da integração de todos os profissionais, promovendo a prática de esportes e lazer durante o horário de descanso, além de palestras com temas motivacionais e de saúde, com o intuito de integrar os colaboradores.


“Pensando nos nossos clientes, além de projetarmos as unidades privativas, elaboramos e incorporamos as áreas comuns. E visando também à satisfação e integração das famílias e amigos, propomos a personalização das unidades, assim, há o ganho na velocidade da execução e a segurança de que tudo será realizado por uma equipe que possui extrema qualificação e profissionalismo”, destaca.


A preocupação com o futuro, não somente o da empresa, mas também do planeta, está sempre presente. Desde o projeto até a sua execução, a equipe procura adotar os sistemas construtivos que sejam mais eficazes nos quesitos de conforto térmico e acústico, sem esquecer a questão ambiental e a redução na geração de material a ser descartado.


Com relação aos dias que virão no mercado, Adriano Segura é otimista. “A construção civil deve iniciar um forte movimento de retomada. As reformas políticas deram uma guinada na economia, embora o crescimento esperado fosse maior. Como o nosso setor é um mercado de bem de consumo durável, nossos clientes esperam estar empregados e analisam as taxas de juros e o seu comportamento para os próximos 12 e 24 meses. Estamos desfrutando. As taxas de juros estão atrativas como nunca foram. Com isso, quem almeja maior rentabilidade fica com a opção de investir em empresas ou constituir a sua própria”, crava o executivo.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png