Especial Business: Ademar Lemos Jr.



Formado em Administração pela Universidade D. Pedro II, Ademar Lemos Jr. está sempre em busca de novas oportunidades. Sua verve empresarial vem desde a adolescência, quando costumava visitar a empresa do pai nas férias ou fins de semana, já para conhecer o negócio. Não é à toa que, ainda muito jovem, assumiu a direção executiva do Grupo LemosPassos.


Sua gestão implantou uma administração moderna, incorporando novos negócios ao grupo, mas sem perder de vista o modelo de gestão familiar e próximo dos colaboradores; alguns deles somam mais de 35 anos de empresa.


O Grupo LemosPassos tem 58 anos de história, tendo a sua primeira sede localizada em um local com nome sugestivo: no Mercado do Ouro, bairro do Comércio, em Salvador. Seus valores são baseados no cliente, na ética, na responsabilidade social e no meio ambiente, visando ao compromisso com resultados, união/cooperação, empreendedorismo e valorização das pessoas.


A empresa iniciou as suas atividades atuando para clientes públicos. Há 20 anos, no entanto, atende essencialmente à iniciativa privada. Destaca-se por atuar em três ramos diferentes – alimentação, hotelaria e facilities (o termo em inglês se refere a um suporte para atividades de infraestrutura e gerenciamento de atividades terceirizadas). Atualmente, expandiu a sua atuação para nove Estados brasileiros: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco, Amazonas, Amapá e Alagoas, além de possuir um escritório em Portugal. O Grupo LemosPassos fornece, em média, mais de 200 mil refeições por dia, com um quadro de dois mil colaboradores por todo o país. Ocupa a 4ª posição no ranking da Associação Brasileira de Empresas de Refeições Coletivas (ABERC), dentre as maiores empresas de refeições do Brasil. Tal reconhecimento se deve ao fato de a empresa investir constantemente em qualidade, melhoria dos processos de gestão, treinamento e atendimento.


Paralelo ao trabalho no grupo, Ademar protagonizou atividades em outros ramos. Aos 27 anos, foi eleito presidente do Esporte Clube Vitória, cargo que ocupou por quatro anos, conquistando títulos para o clube e modernizando a sua administração. Em 2004, tornou-se cônsul honorário da Coreia do Sul. Sempre com o foco voltado para o ramo da alimentação, foi eleito para o cargo de vice-presidente da ABERC no Norte/ Nordeste, função que mantém até hoje.


Para Ademar, de fato, 2017 e 2018 foram anos difíceis para a economia brasileira, quando muitas empresas reduziram as suas atividades e outras até fecharam. “E o pior foi o crescimento do número de pessoas desempregadas, que chegou a algo em torno de 14 milhões”.


No último biênio, o Grupo LemosPassos tomou algumas medidas para continuar estável, manter os colaboradores e, ao mesmo tempo, permanecer crescendo. “Reduzimos custos, abrimos um escritório em São Paulo, para prospectar novos mercados, investimos em equipamentos atualizados e em capacitação, para melhorar a qualidade dos nossos serviços. Mesmo na época de crise, registramos um crescimento real de faturamento em 2017. Naquele ano, o crescimento foi de 7,69% no comparativo com o ano anterior; e em 2018, crescemos 7,41%”, afirma.


Em 2019, com base na média realizada até agosto pela empresa, o crescimento do grupo ficou em torno de 9,18%. Alguns pontos foram estratégicos para que o grupo se mantivesse em crescimento. Um deles é o investimento em melhoria contínua dos processos de produção e em tecnologias para o aumento de produtividade e performance, e, assim, garantir a qualidade exigida pelo setor. Em paralelo, na empresa, há a preocupação diária de estudar novos mercados para ampliar o volume de pratos servidos.


Considerando algumas previsões de aceleração do crescimento, do aumento de consumo e, consequentemente, uma retomada da produção do país, Ademar se declara otimista quando se trata do futuro.


“Se esse cenário se confirmar, poderemos esperar uma queda no número de desemprego. Esse panorama é atrativo para o setor de refeições coletivas. Com a retomada da produção, teremos mais fábricas funcionando, mais colaboradores nas fábricas e mais refeições para servir. Com base nos índices de crescimento dos últimos três anos, estamos fazendo uma projeção de crescimento em torno de 10% para 2020”, torce, com entusiasmo, o executivo.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png