Encantadora e exuberante Rússia

Por: Marcelo Sampaio


Sim, eu tinha muitas expectativas com relação a essa jornada pela Rússia e posso dizer que todas foram superadas: encantou-me além do esperado, do previsto, do imaginado. O país todo vive uma ebulição, o povo está aberto a receber a todos, o tempo inteiro. Um grupo amado de amigos me acompanhou nessa viagem tão sonhada e isso fez toda a diferença. Éramos onze buscando momentos culturais recheados de harmonia.


Fomos recebidos pelo competente e exemplar Rusmice, receptivo russo especializado no mercado boutique cultural, com guias russos sensacionais que falam o nosso idioma fluentemente. É impressionante o serviço prestado por eles, a organização do roteiro, os restaurantes e hotéis escolhidos nesse garimpo por esse país encantador.


São Petersburgo, imperial, tem uma poesia no ar. A cidade dos Czares e da alta aristocracia encanta com a sua exuberante arquitetura e belezas. É um deslumbramento atrás do outro. A cidade respira história e nos coloca cara a cara com as riquezas de 200, 300 ou mais anos atrás. Palácios, museus, basílicas e monumentos espetaculares estão abertos a todos os visitantes e não sabemos o que é mais belo e mais impressionante.


Muitas obras de arte indescritíveis fazem do Hermitage um museu incomparável, nele há uma diversidade de afrescos e joias russas e internacionais por todos os lados. O Museu Fabergé também nos entrega preciosidades em forma de ovos adornados com muitas pedras preciosas e muito ouro. Uma coleção particular de joias assinadas belíssimas!


As igrejas e basílicas são verdadeiras odes ao luxo, mostrando a religiosidade de uma forma talvez mais suntuosa do que a já conhecida no Vaticano. A Catedral do Sangue Derramado, inteira feita de mosaicos, nos tirou o fôlego.


A gastronomia de São Petersburgo foi um capítulo à parte, pois fomos a tradicionais restaurantes russos, alguns criadores de pratos conhecidos internacionalmente, como o strogonoff, onde nos serviram a autêntica iguaria tão apreciada pelos brasileiros preparada à base de filet mignon, mostarda, creme de leite e cogumelos, servido com purê de batatas.


Nosso hotel, o Astoria Rocco Forte, em frente à Basílica de Santo Isaac, foi impecável e abriu as portas do seu palácio com todas as honras, prestando-nos um serviço memorável. O café da manhã foi um dos melhores e mais sofisticados que já tomei na minha vida. São Petersburgo é um cartão-postal com os seus lugares icônicos que visitamos, como o Lago dos Cisnes, inspirador do famoso ballet e músicas de Tchaikovsky. A cidade de São Petersburgo foi fundada pelo Czar Pedro, o Grande, em 27 de maio de 1703.


Pretendo voltar a essa cidade logo, pois há muito, mas muito mais ainda a ser visto e vivido nesse destino. Os trens foram os nossos transportes entre as cidades, proporcionando-nos paisagens lindas por campos majestosos e lugares pitorescos.


Chegamos a Moscou, onde também o meu queixo caiu, e diferente do que eu imaginava, encontrei uma cidade superiluminada e grandiosa, com alto astral e energia o tempo todo. Mesmo no frio e na neve, as ruas estavam lotadas de pessoas caminhando com fisionomias felizes e para cima. Havia música, cores, risadas e agito por onde passávamos. Ficamos hospedados em frente ao Teatro do Ballet Bolshoi, no inesquecível Ararat Park Hyatt. Uau! Que hotel! E que estrutura sensacional nos ofereceram! Um dos melhores hotéis de alto luxo em que já me hospedei em capitais do mundo, e estava a poucos metros da Praça Vermelha. Por falar em Praça Vermelha... Que lugar é esse, meu Pai? Ao chegarmos ali, constatei de vez que estava na Rússia. A icônica Basílica de São Basílio, muito conhecida por suas torres com domos coloridos, é um choque de beleza. Ela foi construída por ordem do Czar Ivan, o Terrível, no período entre 1555 e 1561.


Uma parte importante da história e da vida cultural de Moscou se concentra no complexo de prédios do Kremlin e podem ser citados museus, igrejas e prédios governamentais que foram sendo construídos dentro da fortaleza moscovita. É impressionante ver como o país abriu as suas portas ao mundo atual, em apenas 30 anos pós-Perestroika. Lojas de grifes internacionais, restaurantes premiados e a alta sofisticação estão por todos os lados da capital russa.


A cultura é um ponto de grande destaque. O Teatro Bolshoi e o seu corpo de ballet encantam em suas apresentações e tivemos a oportunidade de assistir a um belíssimo bailado, assim como assistimos a um sensacional espetáculo do tradicional circo russo. Que luxo! Que riqueza com magia!


Moscou possui vários parques e todos muito arborizados e extremamente bem cuidados, e é caminhar pela cidade. O Museu da Cosmonáutica é um capítulo à parte e ver a evolução do contato com o espaço foi delirante. Visitamos também o maior bunker da Guerra Fria e confesso que ali fiquei bastante apreensivo, apesar de ter adorado esse olhar vintage para algo que vemos apenas nos filmes de espiões. Nos arredores da capital visitamos vilarejos e cidades pequenas muito charmosas, mas foi o Mosteiro da Trindade-São Sérgio, um centro espiritual da Igreja Ortodoxa russa em Zagorsk, que mais nos impressionou e emocionou.


Comer em Moscou foi algo impressionante, pois os restaurantes são ultramodernos e possuem uma gastronomia premiada internacionalmente, com sabores antenados com o mundo. Piramos nos lindíssimos Ruski, Bochka e Chips. Muitos brindes e muitas vodcas excelentes foram degustados nesses locais, todos imperdíveis!


Vivi dias únicos em minha vida e junto a meus garimpeiros fui presenteado com essa oportunidade de receber tamanho conhecimento e tantos momentos de alegria e bem-estar. A Rússia, realmente, é surpreendente e encantou a todos nós. Tenho a plena certeza de que só trouxemos as melhores das impressões!


Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png