Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png

DROPSHIPPING: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?

A técnica de gestão da cadeia logística possibilita que o revendedor apresente os produtos a seus clientes através de catálogo ou página web


Por Brenda de Britto Sales


Com a popularização das transações feitas via dispositivos eletrônicos, surgiu o dropshipping, ou estoque na fonte, que é a gestão da cadeia logística na qual o revendedor apresenta os produtos a seus clientes através de catálogo ou página web. Assim que completa o pedido de compra, solicita e paga o fornecedor que, por sua vez, fará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao comprador.


O revendedor não mantém os produtos em estoque, mas comercializa os produtos do fornecedor. Ou seja, é no revendedor que o cliente faz a compra, mas assim que o pedido é processado, essa transação é transferida diretamente ao fornecedor do produto, que se responsabilizará pela disponibilização do produto para a entrega e pelo frete, em nome do revendedor. Alguns dos dropshipping mais conhecidos pelos brasileiros são o Wish, o Mercado Livre e o AliExpress.


Segundo Marcelo Rios, graduado em Análise de Sistemas pela PUC-RJ e com pós-graduação em Marketing pela Universidade Candido Mendes, se por um lado abrir um negócio de dropshipping ajuda na questão de haver um menor custo/investimento, a contrapartida vem no estreitamento da margem, uma vez que ela é dividida por toda uma longa cadeia de suprimentos. Então, para se fazer dinheiro com dropshipping é necessário ter um grande volume de vendas, já que a margem tende a ser apertada.


Por outro lado, optar pelo dropshopping faz com que o negócio tenha um custo inicial muito baixo e não precise comprar ou armazenar estoque, além de ser mais fácil adicionar ou alterar as ofertas de produtos.


Quer construir um dropshipping bem-sucedido?

Nelson Nectoux, que atualmente faz parte do time da StartSe Vale do Silício com o foco em desenvolver novas metodologias para a aplicação prática de processos de inovação, traz três dicas para quem quer construir um dropshipping bem-sucedido:


1. Selecione um nicho

Você precisa ter conhecimento sobre o nicho selecionado e ter real interesse nesse segmento. Se você não é apaixonado pelo nicho que seleciona, estará mais propenso a se desanimar. Aqui estão alguns pontos a ser considerados ao selecionar o seu nicho:


Procure produtos com lucros atraentes. Quando você está executando um modelo de negócio de envio direto, o seu foco está no marketing e na aquisição de clientes, portanto, a quantidade de trabalho necessária para vender um item de $ 20 é essencialmente a mesma para vender um item de $ 1.500. Selecione um nicho com produtos com preços mais altos. Considerar o baixo custo de envio é muito importante. Encontre algo que seja barato de transportar.


Seu negócio de envio direto terá mais valor se você puder mudar a marca daquilo que está vendendo e distribuí-lo como seu. Procure um produto ou linha em que você possa colocar em etiqueta branca e vender como a sua própria marca, com embalagens e marcas personalizadas. Venda algo que não esteja prontamente disponível localmente. Escolha algo que o seu cliente não encontre na rua, tornando-se mais atraente para um cliente em potencial.


2. Pesquise sobre os seus concorrentes

Lembre-se de que você competirá com outras operações de envio direto, bem como com gigantes do varejo, como Walmart e Amazon. É aqui que muitos remetentes em potencial dão errado, porque procuram um produto que tem pouca ou nenhuma concorrência. Isso é sinal de que não há demanda para esse produto em particular. Procure produtos que tenham concorrência, pois é um sinal de que há uma alta demanda e que o modelo de negócio é sustentável.


3. Projete um fornecedor

A parceria com o fornecedor errado pode arruinar os seus negócios, por isso é importante que você não apresse essa etapa. A maioria dos fornecedores de envio direto está localizada no exterior, tornando a comunicação extremamente importante, tanto em termos de velocidade de resposta quanto na capacidade de entender um ao outro. Se você não estiver 100% confiante nas habilidades de comunicação de um fornecedor em potencial, siga em frente e continue a sua pesquisa.


Certifique-se de fazer muitas perguntas e aprender quais são os recursos de produção deles caso a sua empresa cresça exponencialmente. Você quer ter a certeza de que eles têm a capacidade de escalar com você.