Cabelos de verão: Sal, sol e produtos químicos são prejudiciais na estação mais quente do ano

Ana Virgínia Vilalva


Que o verão é a estação mais quente do ano todo mundo sabe. E para nos refrescarmos do calor, as primeiras opções em que pensamos são sempre praia ou piscina. Mas o que precisamos lembrar é que com o sal do mar, os produtos químicos usados na piscina e os raios solares os nossos cabelos também sofrem danos, que vão desde o enfraquecimento, ao clareamento (em caso dos loiros) e também a queda. Por isso, a Let’s Go foi atrás de especialistas em cuidados com as madeixas para que nos dessem dicas sobre o que fazer para mantermos os nossos cabelos saudáveis e podermos curtir a temporada mais quente do ano sem nos preocuparmos.


A médica Juliana Santana não descuida dos cabelos antes de curtir a praia. Para ela, é fundamental hidratar os fios e prepará-los para evitar os danos causados pela exposição ao sol. “Eu uso o filtro solar para cabelos da OX, com o qual eu me dei superbem e protege os fios. Também procuro lavá-los depois de sair do mar, para tirar o excesso de sal, e os hidrato bem também durante o banho, para não desgastar a tintura das minhas mechas”.


A cabeleireira Janda Costa, do Simetria Studio de Beleza, afirmou que é preciso ter um olhar mais aguçado para manter os fios saudáveis e hidratados. Ela indica produtos específicos, como a linha Expert K da Kérastase, pois o seu uso combinado protege, reforça, nutre e dá brilho aos fios. Além disso, a profissional pede cautela com o uso de química durante a estação. “Isso pode afetar a qualidade dos fios, principalmente dos fios loiros, que pedem cuidado redobrado, já que a química da piscina pode alterar até a coloração”.


O cabeleireiro José Bahia, do Salão B&C, aposta em produtos específicos também para cuidar das madeixas das clientes e amigas. Para ele, a hidratação é fundamental e o uso do protetor solar capilar e de produtos sem sal na composição no pós-praia também é recomendado. “Hoje, existem linhas de produtos específicos para o período, como o Solar Sublime da L’Oréal, e também os da Kérastase. O ideal é justamente procurar um produto apropriado, pois outros produtos podem queimar o cabelo”.


BOX


Cabelos saudáveis

Pensando na saúde dos seus cabelos, aproveitamos para reunir algumas dicas básicas que podem te ajudar a mantê-los saudáveis nos 365 dias do ano, já que por aqui é verão o ano todo. Confira!


- Sempre enxaguá-los ao sair do mar ou da piscina. Isso evita que o sal da água do mar e produtos usados para o tratamento da água da piscina fiquem acumulados e causem danos aos fios.


- Procure manter os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos. No verão, o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como seborreia e caspa.


- Evite abusar de químicas nesta época do ano. No verão, as agressões aos cabelos são maiores (vento, sol, água do mar e da piscina). Abusar de químicas coloca em risco a qualidade dos fios.

- Use sempre cremes com fator de proteção solar. Mesmo nos dias nublados, é preciso proteger as madeixas. Aplique o produto nos fios secos ou úmidos pelos menos 30 minutos antes de se expor ao sol. O chapéu também é uma boa pedida, ele ajuda a proteger os fios e dá um charme especial.


- Evite usar água quente para lavar os cabelos e deixe os fios soltos para que sequem naturalmente, e só use o secador quando for realmente necessário. Ah, prender o cabelo ainda úmido pode arrebentar os fios e deixá-los opacos.


- Faça hidratações regulares. Apesar da maior umidade relativa do ar e da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos no verão tendem a ressecar.



E para cada tipo específico de cabelo, do loiro ao grisalho, dicas especiais:


Para os cabelos loiros, fica a dica: para evitar o amarelamento dos fios, que pode ocorrer por causa do contato com o cloro das piscinas, o ideal é usar sempre um leave-in com proteção solar. Caso tenha luzes no cabelo, é indicado o uso de um shampoo desamarelador.


Para os cabelos castanhos escuros, a nutrição dos fios naturais já basta. Contudo, no caso dos fios coloridos, é indicado o uso de shampoo, condicionador e máscara para a proteção da cor.


Para os ruivos, se os fios forem tingidos, a atenção deve ser mais que especial, pois os pigmentos vermelhos desbotam com facilidade. Por isso, é essencial ter em mãos um kit de proteção e um leave-in.


Para os cabelos coloridos, é preciso manter cuidados específicos recomendados por um cabeleireiro, pois cada tom merece uma atenção diferenciada.


E para os grisalhos, como tendem a amarelar, é recomendado aplicar um shampoo especial a fim de manter os cabelos brancos com um tom vibrante.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png