Artigo: Na rede com o inimigo?



Por Valéria Lapa

Sócia-diretora da Youpper Insights


Networking. Rede de contatos. Rede de relacionamento. Parceiros. Ecossistema. Cocriaçao. Design Thinking. Muitas palavras e metodologias que indicam setas para um único alvo: cooperação.

O ‘fazer junto’ nunca esteve tão na moda. Mulheres se unem em prol do empoderamento feminino, homens criam inusitados grupos para refletir sobre masculinidade, coletivos nascem em torno de causas sociais e... em paralelo... o tal do mercado de comunicação tem apresentado uma metamorfose quase ambulante.

Co-workings ocupam lugares antes tomados por imensos escritórios e salas de reuniões. O modelo vertical de gestão vai ‘descendo a ladeira’ para uma forma horizontal de trabalhar. A diversidade é o ‘pulo do gato’ para a jornada da inovação.

Nos últimos anos experimentei o ambiente do Terceiro Setor (também intitulado Ecossistema de Impacto Social), no qual o ‘fazer junto’ não é uma opção, é o caminho para a sobrevivência. Dos aprendizados ficou que, o trabalho em rede pode ser aplicado em qualquer outro setor.

E então, querendo ‘furar a bolha’, enfrentei as barreiras da competitividade - uma característica tão presente no mercado publicitário - e estou aqui pra contar que a análise, a criação e a produção em rede dão muito certo! Em nada se compara ao filme Dormindo com o Inimigo!

Sabe outro ganho do trabalho em rede? Otimização de tempo e recursos. Mas, pera aí, tem uma questão ainda mais atraente: oportunidade. Quando nossa mente neutraliza o medo do "ai meu Deus, e se fulano roubar minha ideia?", cada café, cada chopinho, cada almoço ou jantar, vira uma nova ideia, um insight para um novo projeto.

Rola problemas? Claro que sim. Temos que nos cercar de cuidados? Sim, com certeza. No entanto, qualquer risco é um granzinho de areia se comparado com a beleza e o prazer de abraçar um parceiro de trabalho e dizer "Isso é a NOSSO cara e entregamos com SUCESSO!"

E aí, bora balançar nessa rede?

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png