Artigo: Aprendizagem (na) privada: a pandemia da péssima educação.



Você já ouviu falar em sistema educacional falido, sucateado e de péssima qualidade, numa sociedade evoluída, próspera e colaborativa? Por outro lado, já constatou algum sistema educacional de vanguarda, alojado em uma sociedade ignorante, patologicamente desigual e corrupta de origem? A pandemia retirou o véu que, ainda, encobria alguns pontos, desta triste face da falência educacional brasileira. E olha que alguns achavam que o fracasso "escolar" estava, tão somente, na escola pública e na inépcia estatal. As avaliações internacionais comparadas, em todas as classes sociais, já não deixavam dúvidas (só 'dívidas') do que hoje é cristalino: "temos escolas (públicas ou PRIVADAS) e sistemas educacionais, absolutamente, despreparados em termos organizacionais, psicopedagógicos e de tecnologias efetivas". E VOCÊ (pai, avô, cidadão) vai pagar por isto, 3 vezes: 1 - Nos absurdos impostos, em percentuais três vezes acima dos que levaram os inconfidentes à forca (ah! Se eles soubessem...); 2 - Nas altas mensalidades de instituições particulares, em sua maioria, caríssimas e integrantes de um verdadeiro "cartel da incompetência", diante de famílias perplexas (compraram "gato por lebre"), desassistidas e sem qualquer representatividade; 3 - Na perda de esperança e, por vezes, irreparável comprometimento do desenvolvimento, afetivo e cognitivo, de quem você mais ama. O mais caro dos preços, sem dúvida! Chega desse "mimimi populista" de 'todos pela educação', quando quase ninguém se importa ou é 'pela apendizagem', muito menos pelos 'educadores'. Nos levantemos já! Para lutar por apendizagem, afetiva e efetiva, pois é a única forma de desenvolvimento e liberdade real de um povo. Começássemos 'ontem', já seria com grande atraso. Se começarmos 'hoje', começaremos bem tarde. Mas, começar 'amanhã', significará um dano irreversível para o projeto de nação, que sequer temos, também. Não podemos "nos dar ao luxo de" desperdiçar esta crise!


@prof.rodrigosantos Doutor em Educação; Mestre em Desenvolvimento Humano; com experiência em gestão de crise em ambientes de conflito, por organismos como ONU/Unicef, Banco Mundial, entre outros.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png