Ana de Xangô assume terreiro Ilê Axé Opô Afonjá

Atualizado: Jan 9

A sucessora de Mãe Stella de Oxóssi, foi escolhida neste sábado (28), após jogo de búzios. Ana de Xangô foi escolhida como a nova Iyalorixá do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, localizado no bairro do Retiro em Salvador. O responsável pelo jogo dos búzios que a definiu como sucessora foi o Babalorixá Balbino Daniel de Paula, do terreiro Ilê Axé Opô Aganju, que fica em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

Fechado há um ano, desde o falecimento de Mãe Stella, o terreiro situado no bairro do Retiro é um dos mais importantes do país e carrega o legado de Mãe Stella, que dirigiu a casa por mais de quarenta anos.

Durante o período de luto, o Opô Afonjá foi assumido por um conselho religioso, dirigido por Mãe Ditinha de Yemanjá. Ela é a Iyakekerê, a mãe pequena do Opô Afonjá, considerada a segunda pessoa mais importante do terreiro.

Ana Verônica Bispo dos Santos, conhecida como Ana de Xangô, tem 53 anos e foi iniciada há 20 anos, no mesmo terreiro que agora será comandado por ela. Ainda não há maiores informações sobre a cerimônia de posse da da nova Iyalorixá do terreiro.

Foto: Betto Jr.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png