Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png

ALMANAQUE DE UM NOVO MUNDO

Por: Adriana Cravo


Mais uma década se passa e mais um ano começa repleto de desejos e expectativas. As listas são uma marca desses períodos e fazem parte da reflexão da passagem. Sem dúvida, a demanda das próximas décadas é cuidar do planeta em que vivemos. E nós pedimos ao consultor e escritor Alexandre Carvalhal, precursor do propósito na moda e especialista em Design Sustentável, cinco dicas para começar a próxima década de forma consciente e alinhada com uma perspectiva positiva de futuro.


1. Bye-bye, plástico!

Plásticos de único uso, como canudos, copos descartáveis e até sacolas plásticas, consomem o mesmo petróleo que é utilizado para fazer remédios e energia, e depois de descartados demoram séculos para se decompor, liberando gases de efeito estufa enquanto apodrecem.


2. Segunda sem carne

A produção de carnes é a maior responsável pelo desmatamento ilegal da Amazônia, que impacta totalmente no clima do planeta. A mudança para uma dieta vegana/vegetariana já foi indicada pela ONU como uma solução para problemas climáticos. Comece experimentando abrir mão dela às segundas-feiras.


3. Vá de bike

Procure transportes alternativos, como a bicicleta, o skate, o patinete… eles economizam combustível, além de não emitirem gases prejudiciais ao meio ambiente.


4. Reuse roupas

Repetir roupa ao invés de comprar novas é uma das formas mais sustentáveis de se expressar. Agora, caso queira comprar uma roupa nova, as de brechó são as mais sustentáveis que existem, pois já estão prontas, já causaram o seu impacto e, além disso, contêm histórias e memórias.


5. Compre local

Dê preferência para marcas e negócios locais, preocupados por produzir de forma mais justa e sustentável. Os consumidores são os verdadeiros financiadores das marcas. Invista naquilo que quer ver florescer. Carvalhal é autor do best-seller “A Moda Imita a Vida: Como Construir uma Marca de Moda” (2014), “Moda com Propósito” (2016) e “Viva o Fim: Almanaque de um Novo Mundo” (2018), todos publicados pela Companhia das Letras.


DETOX DIGITAL


Aproveite o período das festas e as férias de verão para um “digital detox”. As exigências do mundo superconectado em que vivemos trazem um grande impacto para a saúde mental e emocional. Procure viver experiências e memórias junto com amigos e familiares sem usar o seu smartphone para realizar registros. Uma boa ideia para 2020 é voltar a usar a velha câmera fotográfica e, quem sabe, filmar em Super 8, um hobby muito charmoso! Deixe o celular de lado e use-o apenas para o necessário, se esforce para se desconectar da correria do dia a dia, da agenda lotada e da poluição dos sentidos com a avalanche de informações que recebemos a todo instante. Clareie a sua mente, sinta a sua respiração e escute o seu coração!


DESTINO GLAM


E Trancoso volta a ser o grande hit quando se pensa em destinos para o verão 2020. E por essa razão o vilarejo tem atraído o olhar de marcas que buscam fomentar o relacionamento com o público que estará por lá neste período.


A estilista Patrícia Bonaldi, além de escolher o sul da Bahia para a sua virada de ano, decidiu levar a sua PatBO para o Quadrado, com a linha Resort. A pop-up fica até 31 de janeiro como uma ótima opção para looks leves e sofisticados. A Lenny aposta na cidade com uma loja fixa há mais de 20 anos, por escolha da estilista Lenny Niemeyer, habitué do refúgio. Da paixão pelo astral do lugar, surgiu a vontade de abrir a unidade, localizada também no Quadrado. Já a Salinas vai armar um luau no dia 3 de janeiro, em parceria com a Lycra, na Pousada Bahia Bonita, para convidados para lá de especiais. A EcoSimple, uma empresa de conceito inovador que fabrica tecidos para decoração e moda, também voltou as suas atenções para Trancoso. Em parceria com a Casa Clube Trancoso, revestiu todo o mobiliário do hotel com tecidos compostos por 70% de algodão e 30% de PET, ambos reciclados, que dispensam qualquer aditivo químico.


PROGRAME-SE


Em 2020, o MASP vai se dedicar à investigação do corpo e dos movimentos no ciclo Histórias da Dança, homônimo de uma mostra coletiva que acontecerá em junho. Os destaques do calendário são a mostra do carioca Hélio Oiticica (1937-1980), programada para março. Na ocasião, serão recriados os famosos parangolés, vestes-estandartes que tiveram a sua elaboração influenciada pela convivência do artista com a escola de samba Mangueira. O mestre francês Edgar Degas (1834-1917) terá abertura em outubro, com uma exposição que contará com 150 trabalhos. Em dezembro, será a vez da carioca Beatriz Milhazes, uma das brasileiras mais reconhecidas na arte contemporânea. Além dessas mostras, também ocorrerão exposições da francesa Mathilde Rosier e das americanas Senga Nengudi e Trisha Brown e a exibição de vinte obras do museu mexicano Jumex.