Adriana Cravo: conheça a K-Culture


Adriana Cravo é colunista de Lifestyle da Let's Go Bahia

Adriana Cravo Colunista da Let's Go Bahia


K-Culture


Você já ouviu falar em hallyu? Essa é a nova onda que toma conta do país, a cultura coreana. Encampada como estratégia de soft power pelo governo da Coreia do Sul, desde o início deste século, ela está chegando ao Brasil com força total.


Em São Paulo, o enorme interesse pela cultura do pequeno país asiático tem aporte em uma numerosa comunidade que, mais de 50 anos depois de sua chegada, integra-se à multiplicidade da grande metrópole brasileira.


Se por anos trabalharam, invisíveis, no ramo do vestuário, impulsionando o tradicional bairro do Bom Retiro, hoje, coreanos e descendentes trabalham em diversas áreas, graças ao hallyu. A quantidade de cafés, restaurantes e mercados que se multiplicam no Centro mudou o cenário da cidade.


E não apenas a gastronomia ganhou foco, outras sensações exportadas há mais tempo são o k-drama (novelas), o K-pop (música) e a K-beauty, (cosméticos). Estando em São Paulo, não deixe de visitar: no Centro Cultural São Paulo, especialmente aos finais de semana, grupos de adolescentes ensaiam passos de dança do K-pop (CCSP - R. Vergueiro, 1000, Liberdade); no Bom Retiro, além de restaurantes, cafés e docerias coreanas, é possível fazer compras em um mercado de itens coreanos, o Otugui (Otugui - Rua Três Rios, 251, Bom Retiro); e na Santa Cecília fica o Centro Cultural Coreano no Brasil (Al. Barros, 192, Santa Cecília).


Luxury in the air


Quer uma experiência de viagem exclusiva? Frete um jato com os seus amigos e se divirta no destino desejado. Esta é a nova tendência entre os endinheirados brasileiros. É muito simples: junte a sua turma, escolha o país e a cidade a ser visitada, frete o jato de acordo com a distância e a autonomia do aparelho ou faça a escolha do tamanho do seu sonho!


Linhas aéreas comerciais estão vendendo packs de serviço de voos altamente elaborados, com suítes e apartamentos particulares para fazer com que a 1ª Classe seja mais extravagante e glamourosa do que nunca, mas jamais oferecerão o luxo e a conveniência dos voos particulares. A possibilidade de escolha do cardápio, com o take-out do seu restaurante favorito, salões e terminais exclusivos para partida e chegada, sem o desperdício de tempo, são alguns dos benefícios.


Aeroportos lotados, aduana, migração e mais um sem fim de incômodos causados pelo enorme trânsito de pessoas ao redor do mundo chegaram ao fim! Programe-se para as suas próximas férias em alto estilo!


Atenção plena


Com o título “Afinidades Afetivas”, a 33ª edição da Bienal de São Paulo foi aberta no dia 7 de setembro, no Ibirapuera. Este ano, o maior evento de arte do Hemisfério Sul terá como temas principais a presença e a atenção dentro de um mundo de verdades prontas, em que a fragmentação da informação e a falta de concentração levam o ser humano à passividade e a mais profunda alienação.


Doze projetos individuais foram eleitos pelo curador-geral, Gabriel Pérez-Barreiro. Sete artistas-curadores foram convocados a apresentarem mostras coletivas com total liberdade na escolha dos artistas e na seleção das obras. A única estipulação foi que incluíssem trabalhos de sua própria autoria. Além das exposições, um programa de encontros, palestras, performances e ativações de obra acontecem nos espaços. Em novembro, conversas, oficinas e performances serão realizadas em torno do tema “Práticas de Atenção”.


Um app foi criado a fim de que o usuário encontre conteúdos da exposição, além de uma versão digital e jogável da publicação educativa “Convite à Atenção”, que propõe quatro etapas de exercícios de atenção, entre outras atividades. A proposta do evento é de criação de espaços favoráveis a desacelerar, observar e compartilhar experiências. Imperdível!


A 33ª Bienal de Arte de São Paulo estará aberta de 7 de setembro até 9 de dezembro de 2018, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque Ibirapuera. Entrada gratuita.


IMS - Irving Penn


O Instituto Moreira Sales celebra o centenário de Irving Penn com uma exposição espetacular. Mais de 230 fotografias concebidas ao longo de quase 70 anos de carreira, além de cerca de 20 periódicos, fazem parte da belíssima retrospectiva. Estão presentes as suas fotografias de alta-costura, trabalhos iniciais em Nova Iorque, na América do Sul e no México, retratos de povos indígenas de Cusco, no Peru, e retratos de figuras icônicas como Truman Capote, Picasso e Audrey Hepburn. A mostra, que foi exibida pela primeira vez no Metropolitan Museum of Art (The Met), em NY, no Grand Palais, em Paris, e pelo C/O Berlin, apresenta um panorama da produção do fotógrafo norte-americano. A curadoria é de Maria Morris Hambourg, curadora independente, e de Jeff L. Rosenheim, curador do departamento de Fotografia do Met.


Irving Penn: Centenário


Visitação: de 21 de agosto a 18 de novembro

Galerias 2 e 3

Horário de funcionamento: de terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h.

Às quintas-feiras, até as 22h.

Entrada gratuita

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png