A importância da hidratação antes, durante e após o treino



Quando se pratica uma atividade física, além de uma alimentação equilibrada é importante também manter a atenção para a quantidade de água ingerida durante o dia a dia. Durante a prática, o corpo costuma perder uma certa quantidade de líquido e sais minerais e repor é uma tarefa que precisa ficar no radar de toda pessoa.

O corpo humano é composto 60% de água e é ela um dos componentes primordiais para o bom funcionamento dessa máquina. Ao se exercitar, a taxa de transpiração é grande. Em média, perde-se de 1 a 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo das condições ambientais de temperatura e umidade relativa do ar.

É através também da transpiração que ocorre a perda de água e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cloro), que causam desidratação e acarretam, principalmente, na diminuição do volume de sangue em cada bombeamento (batimento cardíaco) realizado pelo coração.


O ideal é consumir de 1,5 a 3 litros diariamente. Assim, é possível manter a saúde e o bem estar.

Vai se exercitar e quer manter o seu corpo bem hidratado. Confira algumas dicas para antes, durante e após o treino:

Antes: Nas duas horas que antecedem o momento da malhação, ingira de 250 a 500 ml de água.

Durante: Procure a cada 15 minutos, beber de 125 a 250 ml de água, e se a atividade durar mais do que 1 hora, faça uso de água de coco, e isotônicos que podem ser uma boa opção, isso se tiver o acompanhamento de um especialista.

Depois: Urina escassa e amarelada é um sinal claro de desidratação. A reposição deve ser na mesma medida que perdeu de peso, e se possível imediatamente.

Av. Professor Magalhaes Neto, 1856, sala 603, Caminho das Árvores, Salvador Bahia.

CEP: 41810-011

Telefone:  +55 71 ‭3042-2440 

Nossos Contatos:            comercial@letsgobahia.com.br            financeiro@letsgobahia.com.br               redacao@letsgobahia.com.br 

  • Branco Facebook Ícone

©2019 V2M Editora Ltda.

Timbrado-Baseforte.png